Ano internacional afrodescendente – saúde, cultura e trabalho
    Autor: SINDSAÚDE-SP
    17/11/2011

Para comemorar o mês da Consciência Negra, o SindSaúde-SP promove dois dias de palestras, música, feira de arte e artesanato e comida, no auditório de sua sede central. Somos um povo possível, pois acreditamos na transformação por melhores dias Pela clareza que a participação na luta nos remete. A Cultura se faz através dos costumes de um povo. Nossa convivência é rica Advinda de nossa extensão territorial, E dos povos que por aqui passaram e outros que aqui estabeleceram moradas. Nos dois primeiros séculos de colonização, a população brasileira era formada por colonos brancos, escravos negros, índios. As rebeliões e conflitos com escravos atravessam todo o período colonial e se estendem até a abolição da escravatura, em 1888. Revoltas e fugas coletivas retratou a época. Os escravos negros foram se organizando coletivamente e formaram os quilombos. As décadas de 1960 e 1970 foram momentos de grandes transformações culturais, políticas e comportamentais em várias partes do mundo. Estes foram os anos marcados pelos movimentos sociais. O que nos faz refletir sobre toda essa diversidade É a riqueza cultural do povo brasileiro! Para a celebração da vida! Para igualdade de oportunidade e combate a discriminação! Celebraremos o “Ano Internacional Afrodescendente – Saúde, Cultura e Trabalho” Com comidas, arte-artesanato e boa música, Em conjunto com a nossa categoria! Conheça programação Dia 17 de novembro 13h – Abertura da exposições/feira de arte-artesanato 14h - Saudação dos representantes do SINDSAÚDE-SP Florisvaldo Rodrigues – Secretário de Atividades Sociais e Culturais e Coordenador do coletivo de Igualdade Racial Emerson Trindade – Coordenador do Comitê de Igualdade de Oportunidades Gilvânia Santos Santana - Diretora Regional do ABC Paulo Rogério Oliveira - Diretor Regional da Capital/ Sudeste 14h20 – Mesa temática Tema: “História e Racismo institucional” com a Regina Lúcia dos Santos – (MNU), desenvolvendo e desenvolvendo o tema com exibição debate do filme: “Zumbi somos nós” Coordenadores da mesa: Gilvânia Santos Santana e Paulo Rogério Oliveira No fechamento do dia: troca de vivências e coffee-break. As exposições permanecem no 2º dia. Dia 18 de novembro 13h – Abertura da exposições/feira de arte-artesanato 15h – 1ª Mesa temática Tema: “O negro no mundo contemporâneo” - com a Regina Lúcia dos Santos – (MNU) 18h – 2ª Mesa temática Produção cultural na interlocução inter-racial contemporânea – Diretor Pola Ribeiro, do Filme: Jardim da Folhas Secas, com estréia marcada para 25 de novembro no Brasil, com o trailer do filme. Folclore Brasileiro e sua interpretação - uma história a parte - Mozart Benedito da Diretor da SOSACI Coordenador da mesa: Florisvaldo Rodrigues e Moises Julio 19h – 3ª Mesa temática Direitos Humanos - Adriano Diogo – Deputado Estadual e Presidente da Comissão de Direitos Humanos Organização Quilombolas - Oriel Rodrigues, representante dos Quilombolas de Ivopuranduva e representantes de movimentos sociais Propriedade e ética – Moises Julio, representante do Coletivo de Igualdade Racial e Funcionário Público da Saúde Coordenador da mesa: Florisvaldo Rodrigues e Emerson Trindade 20h30 – Atividade cultural e confraternização Será servido um jantar afro-brasileiro ao som de música ao vivo, com os músicos integrantes do ÁFRICABRASIL – MARCIA MAH TRIO Repertório Em um formato acústico, a cantora e compositora Marcia Mah apresenta uma seleção que valoriza a diversidade musical brasileira através da herança africana, com uma extensa lista de autores e gêneros musicais, entre eles, Cartola, Pixinguinha, Clara Nunes, D. Ivone Lara, Geraldo Pereira, Nelson Sargento, Clementina de Jesus, Paulinho da Viola, Baden Powel, Gilberto Gil, Martinho da Vila, entre tantos outros mestres do cancioneiro popular. Ano internacional afrodescendente – saúde, cultura e trabalho Dias 17 e 18 de novembro, de 2011 Local: Auditório do SINDSAÚDE-SP Endereço: Rua Cardeal Arcoverde, 119 (Metrô Clínicas) Feira Permanente no Local nos dias do evento