Latifúndio Midiota será lançado nesta terça-feira, na Livraria Martins Fontes
    Autor: CUT
    07/02/2012

Livro reúne 20 artigos e reportagens que denunciam a manipulação dos grandes conglomerados privados contra a liberdade de expressão “Latifúndio Midiota: crime$, crise$ e trapaça$ é um livro fruto, uma resistência de sonhos semeados com luta e palavra, pois retrata homens e mulheres, de carne, osso e sentimentos, que ousam enfrentar a banalização e a barbárie”. Com estas palavras a secretária nacional de Comunicação da CUT e coordenadora geral do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) faz a apresentação do livro Latifúndio Midiota (Editora Papiro, 136 páginas, R$ 20), do assessor de comunicação da Central, Leonardo Wexell Severo. A obra inaugura o selo Barão de Itararé e será lançada com um coquetel nesta terça-feira (7), em São Paulo, na Livraria Martins Fontes, avenida Paulista, 509, ao lado do metrô Brigadeiro. O livro traz 20 artigos e reportagens publicados no Portal do Mundo do Trabalho, nos jornais Hora do Povo e Brasil de Fato, na Revista do Brasil, na Agência Carta Maior e no site Vermelho que dialogam com a postura facciosa dos grandes conglomerados de comunicação em prol dos interesses mercantis. “Reler cada um destes textos nos faz compreender, em toda a sua dimensão, o que é a velha mídia e o papel venal que exerce, cotidianamente e sem descanso, contra a democracia e a informação, agredindo e desrespeitando a liberdade de expressão. Meios de comunicação privados que renegam o que deveria ser seu objetivo primeiro: o de informar e relatar os fatos tais como são, não como seus donos ou anunciantes gostariam. Sem o mínimo pudor, distorcem e reinterpretam a realidade conforme suas conveniências. Manipuladores, passam a assumir o papel de partido do capital, impregnados de mentiras e preconceitos”, sublinha a dirigente cutista. Num dos textos, lembra Rosane, “escrito há 10 anos a partir de uma visita aos territórios palestinos ocupados, onde se encontrou com o presidente Yasser Arafat, Leonardo denuncia o apartheid de Israel com os olhos de quem vê as entranhas e horrores de um massacre. Uma valiosa contribuição, que nos serviu de base para defendermos hoje, com ainda mais firmeza e convicção, o tão sonhado Estado da Palestina”. Evento reunirá militantes da luta pela democratização da comunicação “Para nós, da CUT, o momento democrático vivenciado no Brasil, bem como a luta para a superação da grave crise internacional que se espraia pelos países capitalistas centrais – a partir da alucinada financeirização da economia e privatização da política –, se expressa e se reafirma na resistência individual e coletiva, na capacidade de organização e mobilização dos movimentos sindical e social, fielmente retratados ao longo do livro”, destacou. Rosane registra a importância da leitura da obra para os embates que se avizinham e ressalta a “relevância política e ideológica da batalha de ideias para contribuir com a classe trabalhadora e o povo brasileiro na construção de uma nova sociedade”. “Que a indignação expressa em cada uma das linhas deste livro acenda os sinais de alerta para o veneno a que somos submetidos diariamente, e nos desintoxique, fortalecendo o compromisso com a democratização da comunicação, com a luta e a vitória do Brasil e da Humanidade”, concluiu. 05/02/2012 CUT