Creche: direito da criança, da família e dever do Estado
Autor: CUT
01/03/2012
Crédito Imagem:
No Brasil, milhões de crianças têm sido privadas do direito à educação infantil. Esta triste situação atinge a maior parte das famílias de trabalhadores e trabalhadoras brasileiras, pois envolve questões como emprego, saúde, segurança, além de ser o primeiro contato da criança com o universo da educação.
Há muito tempo, mulheres organizadas em sindicatos, partidos políticos e nos movimentos feminista e popular lutam por esse direito.
A CUT, em seu 1º Encontro Nacional sobre a Mulher Trabalhadora, realizado em 1988, aprovou essa demanda como parte de seu plano de lutas e instituiu o dia 12 de outubro como Dia Nacional de Luta por Creche. No mesmo ano, a proposta foi apresentada e aprovada no 3º CONCUT.
A CUT luta por mudanças no sistema educacional brasileiro e quer aprofundar esse debate, para contribuir na construção de políticas públicas voltadas para a implantação de creches públicas, de qualidade, em período integral.
O propósito desta cartilha – intitulada “Creche: Um direito da criança, da família e um dever do Estado” é apresentar informações e argumentos para subsidiar esse debate, e apontar sugestões de ações a serem desenvolvidas por dirigentes e militantes do movimento sindical e organizações parceiras.
Portanto, assumir esta campanha é desenvolver ações sindicais, também em conjunto com os movimentos populares e de mulheres, pela garantia do Direito à Creche às filhas e filhos de trabalhadoras e trabalhadores da cidade, do campo e da floresta.
Artur Henrique
Presidente
Quintino Severo
Secretário-Geral
Rosane Silva
Secretária da Mulher Trabalhadora
cartilha-creche[1].pdf
Ao clicar em enviar estou ciente e assumo a responsabilidade em NÃO ofender, discriminar, difamar ou qualquer outro assunto do gênero nos meus comentários no site do SindSaúde-SP.