Creche: direito da criança, da família e dever do Estado
    Autor: CUT
    01/03/2012

No Brasil, milhões de crianças têm sido privadas do direito à educação infantil. Esta triste situação atinge a maior parte das famílias de trabalhadores e trabalhadoras brasileiras, pois envolve questões como emprego, saúde, segurança, além de ser o primeiro contato da criança com o universo da educação. Há muito tempo, mulheres organizadas em sindicatos, partidos políticos e nos movimentos feminista e popular lutam por esse direito. A CUT, em seu 1º Encontro Nacional sobre a Mulher Trabalhadora, realizado em 1988, aprovou essa demanda como parte de seu plano de lutas e instituiu o dia 12 de outubro como Dia Nacional de Luta por Creche. No mesmo ano, a proposta foi apresentada e aprovada no 3º CONCUT. A CUT luta por mudanças no sistema educacional brasileiro e quer aprofundar esse debate, para contribuir na construção de políticas públicas voltadas para a implantação de creches públicas, de qualidade, em período integral. O propósito desta cartilha – intitulada “Creche: Um direito da criança, da família e um dever do Estado” é apresentar informações e argumentos para subsidiar esse debate, e apontar sugestões de ações a serem desenvolvidas por dirigentes e militantes do movimento sindical e organizações parceiras. Portanto, assumir esta campanha é desenvolver ações sindicais, também em conjunto com os movimentos populares e de mulheres, pela garantia do Direito à Creche às filhas e filhos de trabalhadoras e trabalhadores da cidade, do campo e da floresta. Artur Henrique Presidente Quintino Severo Secretário-Geral Rosane Silva Secretária da Mulher Trabalhadora
cartilha-creche[1].pdf