Escola Dieese de Ciências do Trabalho
    Autor: Dieese
    19/03/2012

A Escola DIEESE de Ciências do Trabalho foi credenciada pelo Ministério da Educação e Cultura e autorizada pelo Conselho Nacional de Educação a oferecer para toda a sociedade brasileira, em especial para os trabalhadores, o primeiro curso de Ciências do Trabalho do país. O credenciamento foi divulgado no Diário Oficial de 21/10/2011 e, a partir desta data, teve início uma contagem de tempo para a implantação da Escola e do curso, que devem começar oficialmente a funcionar no segundo semestre de 2012, ou seja, a partir de agosto. A Escola representa um antigo sonho do movimento sindical brasileiro, que, há quase 60 anos, criou o DIEESE para ser o primeiro departamento da então chamada universidade do trabalhador. Além de representar uma conquista, a Escola é uma construção conjunta de dirigentes sindicais e dos trabalhadores do Departamento, cujo projeto foi construído por meio de pesquisas, conversas, oficinas, debates. O sucesso da iniciativa dependerá desse mesmo sincronismo entre técnicos e dirigentes, presentes não somente na construção deste projeto, mas na história do DIEESE. A Escola surge em um momento em que a conjuntura nacional e internacional tem colocado desafios e oportunidades crescentes à sociedade em geral, em particular aos trabalhadores. O momento é propício para se discutir as bases de um novo padrão de desenvolvimento nacional que combine crescimento econômico com valorização do trabalho, redução das desigualdades sociais e o respeito às condições ambientais. A agenda exige grande investimento na formulação de ideias e de pesquisa para responder aos inúmeros desafios que se colocam para a classe trabalhadora em especial. A Direção Técnica e a equipe da Escola agendarão reuniões presenciais com as entidades sindicais, nos próximos meses, para discutir o projeto e a continuidade dele. Posteriormente serão realizados encontros nos demais estados. Bacharelado Interdisciplinar em Ciências do Trabalho As inscrições para o primeiro processo seletivo da Escola DIEESE de Ciências do Trabalho vão de 22 de março a 22 de maio de 2012. São 40 vagas para o Bacharelado Interdisciplinar em Ciências do Trabalho, que têm início no segundo semestre deste ano. Os interessados em participar do processo devem ter concluído o Ensino Médio. O processo seletivo será realizado em duas fases: 1. prova de conhecimentos gerais com questões de múltipla escolha, mais uma redação. A prova aferirá conhecimentos de nível de Ensino Médio, de acordo com o artigo 44 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases). 2. entrevista, que terá como objeto o curriculum vitae do candidato, e uma arguição baseada na redação elaborada na primeira fase. Primeira fase: 3 de junho de 2012 Segunda fase: 18 a 24 de junho de 2012 Mais informações das 9h às 18h, pelos telefones 3821-2150 e 3821-2155. Informações também no site http://escola.dieese.org.br.