Greve da saúde na imprensa
    Autor: SINDSAÚDE-SP
    19/04/2012

O jornal Diário de S.Paulo dá destaque para a greve da saúde, mas peca ao desqualificar a luta dos trabalhadores. São esses profissionais da saúde pública que diariamente ouvem as queixas dos usuários pela demora para agendar consultas, retornos, exames, pela falta de material, medicamentos e profissionais. Os trabalhadores, desde a decisão pela greve tomada em assembleia no dia 23 de março, começaram a dialogar com os usuários da saúde pública estadual, inclusive com distribuição de carta aberta, justificando a greve marcada para iniciar no dia 13 de abril e buscando o apoio da população, “não fazendo a população crer na suspensão total dos serviços”. Será que esperava o jornal que o trabalhador em greve mandasse a população doente embora como fazem os gestores no dia a dia, por falta de médicos? Os trabalhadores da saúde têm clareza de que a greve não é contra a população e sim contra um governo que mente ao dizer que está negociando e que somente conversa com os trabalhadores e até o momento não apresentou nenhuma proposta concreta em relação à pauta de reivindicações da categoria. Também vale ressaltar que o trabalhador não omite holerite. O chamado “Prêmio de Incentivo” - que hoje, devido aos baixos salários pagos pelo governo do estado de São Paulo, chega a representar 40% da remuneração do trabalhador e é pago com verba federal - não é considerado pelo governo do estado salário, tanto que na própria reportagem ele ameaça os trabalhadores em greve com o corte dessa gratificação. Confira a matéria.
DiárioSP 19042012.pdf