Greve em Suzano na imprensa
Autor: Diário de Suzano
19/04/2012
Crédito Imagem:
Pacientes do Alto Tietê já sentem reflexos da greve
A greve por tempo indeterminado dos funcionários do setor estadual de Saúde do Alto Tietê gerou mais transtornos para os pacientes que necessitam de atendimento no Hospital Regional Doutor Osíris Florindo Coelho, em Ferraz de Vasconcelos. Ainda ontem pela manhã, somente o setor de pediatria contava com um médico de plantão para realizar o atendimento.
De acordo com profissionais paralisados em frente ao hospital, cerca de 60 pacientes aguardavam a consulta com um clínico geral e somente três profissionais - dentre eles, enfermeiros e auxiliares - estavam de plantão.
Segundo a dona de casa Ivanir Santos de Brito, mais de 100 pessoas aguardavam o atendimento. "Hoje (ontem) de manhã só tem um médico pediatra. A sorte é que eu trouxe minha filha, caso contrário teria que buscar atendimento em Itaquaquecetuba ou Guaianazes".
Para ela, o Estado deve se sensibilizar o mais rápido possível para estabilizar o atendimento. "Mesmo que os médicos estejam em greve, o governo deveria entrar em acordo com eles. É um descaso uma pessoa chegar no hospital e ser informada que só serão atendidos casos de urgência e emergência", diz.
Todos os pacientes que chegavam à unidade para tratar casos simples eram notificados pelos grevistas que o atendimento estava interrompido.
De acordo com o vendedor Geraldo Gomes, a medida dos funcionários da saúde paralisar os serviços precisa ser mais intensa.
"Mesmo nós sendo prejudicados é nítido ver que não tem outro jeito a não ser apoiá-los. A greve tem que continuar, uma hora o Estado vai ter que tomar alguma atitude", critica.
Gomes relata ainda que por conta da greve, as Unidades Básicas de Saúde (UBS"s) do município estão ficando cheias. "Várias pessoas que se cansam de esperar lá dentro estão indo para as UBS mais próximas. Acredito que a partir de amanhã o atendimento nessas unidades vai ficar mais difícil ainda".
MOVIMENTAÇÃO A movimentação próximo do hospital de Ferraz é articulada pelo Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Saúde do Estado de São Paulo (SindSaúde) - diretoria regional, que desde o dia 13 desse mês está paralisando as atividades por tempo indeterminado.
NOTA Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde informou que dos 203 serviços ligados à pasta no Estado, três registraram na manhã de ontem interrupções parciais de consultas e procedimentos eletivos: o Hospital Geral de Vila Penteado, o Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids, na Capital e o Hospital Regional de Assis, no Interior.
Diário de Suzano www.diariodesuzano.com.br/index.php?data=2012-04-19
Ao clicar em enviar estou ciente e assumo a responsabilidade em NÃO ofender, discriminar, difamar ou qualquer outro assunto do gênero nos meus comentários no site do SindSaúde-SP.