A verdade sobre os 40%
    Autor: SINDSAÚDE-SP
    24/04/2012

Para colocar a população contra a greve dos trabalhadores da saúde, o governo do estado tem dito à imprensa que no ano passado foi aprovada a reestruturação de cargos e salários da saúde (LC 1.157/2011), destacando que houve aumento de até 40%. Esse percentual pode dar a entender aos que não são da área que realmente os trabalhadores da saúde tiveram um bom aumento. Na verdade, no chamado pelo governo de enquadramento “com base na referência financeira”, dos 63.674 funcionários ativos vinculados diretamente à Secretaria Estadual da Saúde,19 funcionários tiveram mais de 40% (0,03%); 902 tiveram mais de 20% (1,42%); 43.675 tiveram menos de 10% (29,66%) e 35.750 (56,41%) tiveram entre 7% e 14%. Além disso, os trabalhadores que têm mais tempo de serviço – que representa a maioria, já que o governo não promove concursos públicos regularmente -, tiveram rebaixamento na grade evolutiva da carreira. Aos trabalhadores, depois de muita confusão no pagamento do retroativo referente à reestruturação, o governo publicou no site das secretarias de Gestão Pública e da Saúde, um comunicado informando que a reestruturação seria feita em três etapas: A primeira etapa, chamada de enquadramento “com base na referência financeira”, deveria ter sido feita em dezembro de 2011 e janeiro de 2012, mas o que se constatou foi uma grande confusão, muitos códigos de descontos para um saldo insignificante. A segunda etapa o governo do estado promete que vai acontecer até o final do primeiro semestre e trata do enquadramento funcional na carreira de 40% da categoria e os outros 60% ficarão de fora. E a terceira etapa, reajuste de 7% a partir de julho para todos. Ou seja, em 2011 o trabalhador teve 0% e em 2012 o governo do estado não apresentou nenhuma proposta concreta.

marlene dos santos iria 24/04/2012
estou muito desanimada com os meus 29 anos de saude, eu era atendente e derepente passei ser auxiliar de saude. quando solicitado eu fiz o curso de auxiliar de enfermagem e nunca me deram uma resposta, fui rebaixada para o grau 1 e nem sei mais quais as minhas funçoes atualmente, alem de que eu nao tive aumento.

Celia Ribeiro da Silva 24/04/2012
Ha anos espero que o sindicato requeira aumento real, o que para mim nao sao gratificacoes, premios, auxilios, bonus e afins. Aumento real e salario base decente para iniciar uma carreira, e os quinquenios passarem a ser bienios com aumento de 100%, ou seja 2,5% bienalmente. Que a sexta parte passe a ser terca parte. e que a Progressao seja um aumento de decente de no minimo 2,5% de uma letra para outra. Acredito que deva existir gestores capazes de formular uma carreira decente. Em nao havendo que o sindicato realmente nos represente com propostas de carreira decente e pare de esmolar migalhas em forma de gratificacoes, auxilios, bonus, premios que a meu ver reforcam as humilhacoes que enfrentamos, principalmente quando municipalizados (me sinto vitimada de um crime, um assedio, tanto por parte do governo quanto por representantes sindicais. E lembrando o premio incentivo, como pode se incorporar 100% para trabalhadores CLT e nao ocorre o mesmo para os funcionarios Estatutarios??? Nao esta faltando um processo de isonomia nesta questao??? Nao seria possivel, talvez atraves da CUT, que todosm os sindicatos se unissem para chamar-mos juntos por aumentos reais (bienios, terca parte e salario base decente (minimo nacional)?????????

CLAUDIO A. ZALLI 24/04/2012
É NECESSÁRIO QUE O SINDICATO, COMO REPRESENTANTE DE SEUS ASSOCIADOS COBRE DO GOVERNO ESTA SEGUNDA ETAPA, PRINCIPALMENTE NO QUE SE REFERE AOS FUNCIONÁRIOS ANTIGOS QUE ALÉM DE NÃO TEREM AUMENTO,NÃO RECEBEREM ATRASADOS, AINDA TIVERAM SEU QUADRO EVOLUTIVO REBAIXADO PARA NÍVEL 1.COMO É POSSÍVEL ALGUÉM COM MAIS DE 30 ANOS DE SERVIÇO SER TRATADO DESTA FORMA? EM QUALQUER PAÍS DO MUNDO O TRABALHADOR PRÓXIMO DA APOSENTADORÍA TEM VÁRIAS REGALIAS SALARIAIS, AQUI VC FICA SEM AUMENTO,SEM CONVÊNIO MÉDICO E TEM DIMINUIÇÃO DO SALÁRIO. PARABÉNS GOVERNANTES, AINDA BEM QUE ESTE ANO TEREMOS ELEIÇÕES, E VAMOS MOSTRAR A FORÇA QUE OS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS ESTADUAIS E SUAS FAMILIAS TEEM JUNTOS.