Pacientes do Hospital Pirapitingui em Itu, SP, passam o dia sem comida
Autor: G1
28/04/2012
Crédito Imagem:
Pacientes e funcionários do Hospital Doutor Francisco Arantes em Itu (SP) passaram a maior parte deste sábado (28) sem comida. Eles dizem que o café da manhã veio reduzido e o almoço chegou no meio da tarde.
O paciente Maurício Delanhol conta que passou o dia com fome. Foram mais de sete horas de espera entre o café da manhã e o almoço. "Serviram leite com meio pão; o normal é café, leite e dois pães", explica. Ele e outros internos do hospital relatam que o almoço foi servido às 16h; quatro depois do horário de costume, como mostra a reportagem do Tem Notícias.
Este é mais um problema enfrentado pelos pacientes do hospital. Há duas semanas a cozinha foi interditada. O motivo foi falta de higiene. A Vigilância Sanitária determinou uma série de alterações para que a cozinha e o refeitório sejam reabertos.
Enquanto isso, a alimentação dos pacientes é fornecida por uma empresa de Votorantim (SP). A secretaria estadual de Saúde fez um contrato emergencial para a entrega das refeições por 90 dias.
Pacientes com hanseníase
A unidade foi construída na década de 30 para atender pacientes com hanseníase. Na época, o doente era obrigado a morar dentro do hospital. Por esse motivo, 300 casas foram construídas ao redor dele. A instituição é mantida pela secretaria estadual de Saúde.
Os pacientes temem que o atraso das refeições deste sábado se repita no domingo (29). "O motorista que entregou a comida disse que amanhã não tem ninguém na empresa. Como a gente fica?", pergunta Marco Antonio Araújo, outro paciente.
Outro lado
A secretaria estadual de Saúde informou que o atraso nas refeições foi pontual. A empresa que fornece a alimentação teve um problema com gás encanado, que já foi resolvido. Os pacientes devem receber o jantar normalmente, assim como as refeições neste domingo.
28/04/2012 19h24- Atualizado em 28/04/2012 19h30
Do G1 Sorocaba e Jundiaí www.g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2012/04/pacientes-do-hospital-pirapitingui-em-itu-sp-passam-o-dia-sem-comida.html
G1 18/04/2012 Vigilância Sanitária interdita cozinha de hospital em Itu, SP www.g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2012/04/vigilancia-sanitaria-interdita-cozinha-de-hospital-em-itu-sp.html
Ao clicar em enviar estou ciente e assumo a responsabilidade em NÃO ofender, discriminar, difamar ou qualquer outro assunto do gênero nos meus comentários no site do SindSaúde-SP.
HELIO CHRISTINO MARTINS |
28/04/2012 |
Até que enfim, o SINDSAUDE-SP, toma conhecimento dos problemas que estão ocorrendo no HFRA a mais de 6 meses, pois não podemos ver a região de SOROCABA somente com os olhos para o CHS, pois somaos mais de 2.000 filiados.