Cartões de vale-alimentação são clonados em SP
    Autor: G1
    24/04/2012

Cartões de vale-alimentação são clonados em SP Vítimas devem entrar em contato com a empresa responsável. Veja dicas para manter o cartão em segurança. Uma onda de clonagem de tíquetes de alimentação da empresa Sodexo tem causado prejuízos e constrangimentos a dezenas de funcionários públicos como mostrou o SPTV nesta terça-feira (24). Ao passar o cartão magnético no caixa de estabelecimentos comerciais, como supermercados, as vítimas são avisadas de que o saldo está zerado. A professora Paula Goy Villar levou um susto quando foi pagar as compras. O cartão estava quase sem saldo. “Liguei na empresa como faço todo mês para saber meu saldo, eles falaram que tinha R$ 83 de saldo. Fui ao mercado para gastar o dinheiro e quando fui passar tinha R$ 11. Não passa e a fila inteira olhando para a sua casa, é constrangedor.” Desde setembro, a Associação dos Funcionários do Hospital do Servidor Público Estadual registrou mais de mil queixas sobre fraude no cartão alimentício. “Em setembro e outubro pipocava reclamações. Quando foi o mês passado, mês de março, nós tivemos em dois dias mais de cem reclamações”, conta a presidente da associação, Regina Bueno Paiva. A Secretaria de Gestão Pública orienta os funcionários que foram vítimas do golpe a entrar em contato imediatamente com a empresa responsável pelos cartões. É importante também fazer boletim de ocorrência para que a polícia tenha mais dados para investigar e chegar até os criminosos. Alguns cuidados devem ser tomados para não ter cartão clonado ou roubado: Manter o cartão e senha guardados em lugar seguro; Não manter o cartão guardado com a senha; Nunca informar a senha dos cartões a terceiros; Ao realizar transação em estabelecimento comercial credenciado, o terminal de captura deve estar visível e o usuário deverá acompanhar a operação; Não permitir que outras pessoas visualizem os números digitados da senha; Antes de confirmar a transação, confira sempre o valor digitado; Cristina Fortunato, auxiliar de enfermagem, também passou por constrangimento no supermercado. O saldo do cartão sumiu e ela só descobriu na hora de pagar. “É um benefício que a gente conta como salário. Vou ficar sem os produtos que estava precisando até chegar um novo cartão ou o salário do próximo mês.” A empresa Sodexo informa que repôs os créditos de quem foi lesado. A empresa diz também que em caso de suspeita de fraude, as vítimas devem ligar para a central de atendimento pelos seguintes telefones: 4003-3167 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 280 3167 (demais localidades). Efetuada a análise da ocorrência de uso indevido do cartão, o saldo indevidamente utilizado será devolvido para usuário em igual prazo. Ribeirão Preto Por causa do golpe, funcionários do HC de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, fizeram uma campanha para as pessoas mudarem as senhas do cartão. A fraude fez 500 vítimas na cidade. Ainda não se sabe como os golpistas tiveram acesso às senhas de tanta gente. A polícia está investigando o caso. G1 www.g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2012/04/cartoes-de-vale-alimentacao-sao-clonados-em-sp.html