Ministro da Saúde participa de audiência na Alesp
    Autor: PT ALESP
    13/06/2012

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participará de audiência pública na Assembleia Legislativa dia 15 de junho, às 15 horas, para falar sobre o IDSUS, índice criado pelo Ministério da Saúde para avaliar a qualidade do serviço oferecido na rede pública de saúde do país. Criado a partir de sugestão de Edinho Silva, deputado estadual do PT, como forma de estabelecer novos critérios para remuneração dos serviços de saúde prestados por municípios e instituições conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), o IDSUS disponibilizou no www.saude.gov.br/idsus os primeiros resultados. Foram avaliados os dados referentes ao período de 2008 a 2010. A ferramenta com 24 indicadores avaliou os níveis de atenção básica, especializada ambulatorial e hospitalar e de urgência e emergência, verificando a infraestrutura para atender as pessoas e a capacidade dos serviços em dar respostas aos problemas de saúde da população. O índice servirá de base para que os dirigentes dos três níveis – federal, estadual e municipal -, tomem decisões em favor do aprimoramento das ações de saúde pública no País e dará maior transparência ao quadro geral da oferta e da situação dos serviços de saúde. Segundo Edinho Silva, o IDSUS ajudará o Ministério da Saúde a estimular a atenção básica na rede pública, uma vez que os municípios que priorizarem essa modalidade de atendimento vão receber mais recursos. Também permitirá corrigir distorções existentes hoje, pois há casos em que municípios que não investem na saúde básica recebem mais recursos do que os que optam pelas ações de prevenção em saúde. PT ALESP www.ptalesp.org.br/noticia/p/?id=4204