Audiências públicas sobre orçamento 2013 continuam
    Autor: ALESP
    21/06/2012

A Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP) ouve amanhã, quinta-feira, 21/6, às 18h, as demandas da população da região do ABC, que compõe a Região Metropolitana da Grande São Paulo. A audiência pública acontece na sede do Consórcio Intermunicipal do ABC, em Santo André. O objetivo do encontro é incluir essas demandas no Orçamento estadual para 2013. O ABC é o terceiro polo econômico do país e seus municípios conurbados têm problemas comuns como a proteção de mananciais e áreas ambientais. Desde 2005, a CFOP percorre anualmente as regiões administrativas e de governo do Estado para ouvir as sugestões de seus moradores, de forma a aprimorar a destinação dos recursos orçamentários. Ao longo desse período, muitas solicitações voltadas a diversas áreas foram atendidas e importantes programas de governo foram lançados, como Pró-Santas Casas, Pró-Vicinais e o Programa Creche-Escola. Vale ressaltar que este é o primeiro orçamento regionalizado do Estado, onde os recursos serão discriminados também por regiões e não apenas por áreas (educação, saúde etc.). Essa é uma conquista da CFOP, que há muito tempo luta pela regionalização. "As audiências públicas possibilitam que tenhamos um Orçamento mais próximo da realidade", afirma o presidente da comissão, Mauro Bragato (PSDB). Em 2012, a comissão realiza, em junho e agosto, 20 reuniões no total, nas regiões administrativas, metropolitanas e aglomerações urbanas do Estado. Na próxima semana, a CFOP vai promover audiências em Taubaté, no dia 25/6, às 10h, em Jundiaí, no dia 28/6, às 18h, e em Guarulhos, no dia 29/6, às 18h, nas câmaras municipais.