Aumento de 30% é o carro-chefe da Campanha Salarial 2004
    Autor: SINDSAUDE-SP
    05/03/2004

Na manhã desta sexta-feira, o Conselho Estadual de Delegados Sindicais de Base do Sindsaúde-SP aprovou, por unanimidade, a pauta da Campanha Salarial, composta pelos seguintes pontos:

a) aumento salarial de 30% para todos os trabalhadores da Saúde no Estado de São Paulo, sem discriminação;

b) mais empregos com concurso público;

c) jornada de 30 horas semanais para todos.

Este ano, o Sindicato optou por elaborar uma pauta enxuta por querer centrar fogo em aspectos mais fundamentais e, assim, aumentar as chances de conquista. No entender dos delegados sindicais e dirigentes, uma pauta mais extensa poderia dar maior espaço de o governo estadual querer gastar tempo em pontos secundários.

Os 30% de aumento reivindicados representam pouco mais que a inflação acumulada desde agosto de 2001 até janeiro de 2004, que segundo o INPC atinge 28,86%. Naquela data, foi conquistado o último reajuste da categoria, uma gratificação de R$ 80.

Já o pedido de abertura de novas vagas na saúde estadual por meio de concurso público explica-se por si só. É evidente a falta de trabalhadores na rede de atendimento à população. Além disso, quando decide admitir pessoal, o governo estadual, ao longo dos anos, vem recorrendo a sistemas de contratação temporários e que não garantem os direitos trabalhistas fundamentais.

A decisão de ir ou não à greve por tempo indeterminado vai ser tomada durante assembléia geral da categoria, no próximo dia 31, às 10h, na quadra do Sindicato dos Bancários.

Até lá, as comissões sindicais de base e a direção do Sindicato vão realizar assembléias nos locais de trabalho, por toda rede estadual de Saúde, com o objetivo de mobilizar os trabalhadores e engajá-los na campanha salarial.