Mobilização no Hospital de V. Penteado conquista volta da alimentação
    Autor: SINDSAUDE-SP
    17/03/2004

Paralisações e negociação derrubam iniciativa cada vez mais comum do governo estadual.

Os trabalhadores do Hospital Geral de Vila Penteado (região Oeste de SP), conseguiram a volta da alimentação completa para quem cumpre jornada de 30 horas semanais. Desde o último sábado, voltaram a receber um almoço à altura de nossa condição de trabalhadores a serviço da comunidade.

Essa é mais uma prova de que, quando nos unimos para lutar por nossos direitos, nos tornamos capazes de melhorar nossas condições de trabalho.

A direção do Hospital Geral de Vila Penteado havia cortado o almoço desses trabalhadores em outubro do ano passado. Imediatamente, um grupo decidiu enfrentar esse corte de direitos: durante quinze dias houve paralisação parcial dos serviços e, diariamente, foram realizadas, na porta do hospital, manifestações contra a decisão.

Delegados sindicais de base e representantes do Sindsaúde-SP lideraram essas ações. Ao mesmo tempo, eles participaram de mesas de negociação com a Coordenadoria de Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Saúde e com a direção do hospital, com o objetivo de reverter a situação.

O primeiro resultado da mobilização dos trabalhadores, combinada com a negociação, foi que a direção do hospital decidiu servir um café da manhã reforçado para os trabalhadores que cumprem 30 horas semanais. As paralisações foram suspensas. Desde então, sucos, frutas e lanches variados passaram a ser servidos diariamente, enquanto as negociações pela volta do almoço completo não chegassem a um acordo. E o corte de ponto de quem participou das manifestações foi suspenso.

Pois bem, depois dessa demonstração de força e de responsabilidade dos trabalhadores, o almoço completo está de volta.

Essas conquistas beneficiaram a todos, mesmo aqueles que não tiveram sua refeição e seu ponto cortados. Nós sabemos que, se os trabalhadores não reagem ao corte de um direito, os patrões aproveitam para cortar outros. Dessa forma, até mesmo o almoço de quem faz plantões poderia correr riscos.

Provada nossa capacidade de luta, vamos usar esse exemplo para nos organizarmos para a Campanha Salarial 2004:

aumento salarial de 30% para todos, 30 horas semanais para todos e mais emprego com concurso público na Saúde.

Participe da nossa Assembléia Geral do próximo dia 31 de março, às 10h, na Quadra dos Bancários (rua Tabatinguera, 192, centro de SP).

Para chegar lá, converse com nossos delegados sindicais de base Regina, Lourival ou Ari, e combine sua participação.