Trabalhadores do Mandaqui realizam Mesa de Negociação com novo diretor
    Autor: SINDSAÚDE-SP
    24/03/2004

No dia 16 de março, realizamos a primeira Mesa de Negociação Permanente do Hospital do Mandaqui sob a atual direção. Durante o encontro, representantes dos trabalhadores* apresentaram para a direção do hospital alguns dos problemas mais urgentes enfrentados em diversos setores, e sugeriram soluções.
    A direção também propôs algumas alternativas, nem todas satisfatórias. Veja, a seguir, quais os assuntos debatidos na Mesa e as propostas apresentadas.

- Melhorar as condições de trabalho na CME

Proposta - A direção do hospital se compromete a instalar um novo autoclave, o mais rapidamente possível
    Nossa opinião - O diretor comprometeu-se também a melhorar, na medida do possível, as condições do setor. Vamos cobrar.- Entrega dos vales-transporte em dia
    Proposta - A direção afirma que o problema foi superado e que atrasos não devem mais acontecer.
    Nossa opinião - O ideal é que não ocorram atrasos- Melhorias no refeitório
    Proposta - O refeitório será transferido para o antigo vestiário, que passará por reforma de adaptação.
    Nossa opinião - Não concordamos. Vamos continuar insistindo que o local seja reformado e continue sendo usado como vestiário- Reforma da lavanderia
    Proposta - A reforma será feita, diz a direção, mas sem definir data de início. A reforma deve durar 180 dias. Enquanto isso, a lavagem das roupas será terceirizada. Os trabalhadores do setor, durante a reforma, vão usufruir de todas as folgas acumuladas e vão trabalhar em esquema de rodízio, sem perdas de direito
    Comentário do Sindicato - Vamos acompanhar e cobrar o cumprimento dos prazos- Melhorias no arquivo médico
    Proposta - Será transferido para o prédio conhecido como Tio Patinhas. O agendamento mudará para o prédio do Ambulatório- Educação continuada para todos
    Proposta - A direção concorda com a proposta, mas diz que os cursos devem começar pela lavanderia, após a reforma
    Nossa opinião - Cobraremos o cumprimento dos prazos- Participação dos funcionários nas reformas
    Proposta - Criação de uma comissão de trabalhadores para acompanhar e interferir nas obras
    - Impedir a criação da revista em bolsas e sacolas e a cobrança financeira dos trabalhadores em caso de sumiço de objetos
    Proposta - A direção quer a revista e a cobrança
    Nossa opinião - Não concordamos com a revista ou qualquer forma de pagamento de objetos desaparecidos. A Constituição diz que todos são inocentes até que se prove o contrário. Consideramos que tal atitude é assédio moral. A existência de um vestiário eliminaria a questão da segurança.

É um começo. À medida que novas rodadas de negociação acontecerem, as propostas serão aperfeiçoadas. Mas nada substitui a organização e a mobilização dos trabalhadores. Se estivermos unidos e prontos até mesmo para fazer greve, nosso poder de conquistar o que precisamos vai aumentar.

*Pelos trabalhadores participaram Flor, Selma e Roseli, diretores do Sindsaúde-SP; Eunice (Laboratório); Maurício (Lavanderia); Odete (Central de Material); Fabiana (Lavanderia); Maria (Central de Material); Ruth (Ambulatório); Dirce (Pediatria); Maria da Conceição (Arquivo Médico); Carmem Lúcia (Pneumologia). Pela direção do hospital participaram dr. Alamir (diretor técnico); Maria Cristina e Ana Maria (diretoras de RH); dr. Wilson (assessor) e Kelly (secretária). Os assuntos debatidos na Mesa haviam sido apresentados pelos trabalhadores do hospital que compareceram a assembléias.