Concurso público na área segurança e medicina do trabalho
    Autor: SINDSAÚDE-SP
    19/09/2012

A Coordenadoria de Recursos Humanos da Secretaria Estadual da Saúde abriu concurso para a área de segurança e medicina do trabalho: 1 enfermeiro (enfermagem em saúde do trabalhador), 1 engenheiro (segurança do trabalho), 1 médico (medicina do trabalho) e 1 oficial operacional (técnico em segurança do trabalho). As inscrições se encerram amanhã, 20/09. O edital do concurso pode ser consultado no Diário Oficial do Estado www.imprensaoficial.com.br , de 05/09/2012, página 163. As inscrições serão recebidas no período de 13/09/2012 até 20/09/2012, das 10h às 15h, no Instituto Adolfo Lutz, Avenida Dr. Arnaldo, 355, 2º andar, Prédio Central, Cerqueira Cesar, Capital, SP. A FICHA DE INSCRIÇÃO está disponível no site www.saude.sp.gov.br/coordenadoria-de-recursos-humanos/homepage/acesso-rapido/concursos-abertura-de-inscricoes/candidato/concurso-publico-abertura-de-inscricoes-e-prorrogacoes-saude O Hospital Regional de Assis também abriu concurso para médico (medicina do trabalho). As inscrições vão de 17 de setembro a 5 de outubro. O edital está disponível no site do Diário Oficial do Estado www.imprensaoficial.com.br , 06/09/2012, página 218. A contratação de profissionais para a área de segurança e medicina do trabalho é uma das principais providências para que seja implementado Serviço Especializada em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) nos equipamentos de saúde do estado. Na reunião, 31/07, do Grupo de Trabalho (GT) do NQV da Secretaria de Estado da Saúde (SES), do qual participa o SindSaúde-SP com sua assessoria técnica em medicina do trabalho, o coordenador do NQV, Armando Sales, informou que a Secretaria pretende implantar SESMT em todos os 40 equipamentos até 2015, sendo 15 em 2013. Para a Secretaria de Saúde do Trabalhador do SindSaúde-SP, a abertura de concurso foi um avanço importante, porém o número de vagas – uma por cargo – é insuficiente para que em 2013 os trabalhadores da saúde contem com o serviço em pelo menos 15 equipamentos prometidos pelo governo. Por isso o SindSaúde-SP vai reforçar a mobilização para pressionar o governo do estado a agilizar a implementação dos SESMTs e investir de fato na saúde do trabalhador da saúde que está sempre colocando sua saúde em risco, como os trabalhadores do Centro de Reabilitação de Casa Branca que enfrentam um surto de contaminação pelo vírus H3N2 que mantém 120 pessoas em área de isolamento dentro da unidade e já vitimou 4.