Leitos públicos para internação ‘encolhem’ em Ribeirão
    Autor: A Cidade
    13/10/2012

Sem leitos para internação em hospitais, médicos colocam pacientes em maca para atendimento O número de leitos do SUS (Sistema Único de Saúde) para internação caiu de 1.671 para 1.365 em Ribeirão Preto, nos últimos 12 anos, segundo dados do Seade (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados). Enquanto a população de Ribeirão Preto saltava de 504 mil para 612 mil habitantes no período, a média de leito por habitantes diminuiu de 3,31 leitos a cada grupo de mil para 2,22 para cada mil habitantes. Segundo o Ministério da Saúde, o número não é adequado [ideal seria 3 leitos/mil habitantes]. Os de Ribeirão Preto ainda ficam abaixo da média nacional, de 2,5 leitos/mil habitantes. "Os valores são de referência. Quem define essa quantidade é o gestor local, considerando as especificidades de cada município", diz o órgão, em nota. Internações O quadro de leitos fica ainda mais escasso quando se considera a região, pois, além dos usuários de Ribeirão, outras 26 cidades encaminham pacientes para cá. São regulados por mês pelo menos 4,5 mil pacientes para leitos de hospitais de Ribeirão, com uma média de 150 internações por dia. O diretor adjunto do Sindicato dos Médicos de Ribeirão Preto, Antônio Marcos Raimondi, diz que a redução no número de leitos é uma tendência mundial, mas, comparados os números brasileiros aos de outros países, como a Espanha, por exemplo, que tem uma média de 4 leitos para cada mil habitantes, os de Ribeirão e de todo o País ficam insuficientes. "Ribeirão Preto é um polo de saúde e por isso deveria ter mais leitos. A OMS (Organização Mundial de Saúde) leva isso em conta, que os leitos sejam dispostos de acordo com a característica da cada localidade", pondera Raimondi. Segundo ele, a rede privada de Ribeirão possui, atualmente, uma média de 3,18 leitos para cada grupo de mil habitantes. "O ideal seria essa mesma média para o SUS," diz o diretor. Outro lado A Secretaria Estadual de Saúde contesta os números sobre a diminuição de leitos em Ribeirão Preto e diz que tem ampliado o número de vagas para internações hospitalares. Segundo a pasta, desde 2004 o Estado implantou 240 novos leitos. No Hospital das Clínicas foram 164 novos leitos abertos, sendo 23 na Unidade de Emergência. Com a inauguração do Hospital Estadual, foram mais 50 leitos e outros três leitos de cuidados intensivos na Mater. O estado ainda afirma que do total de 1,3 mil leitos do SUS existentes na cidade, a pasta custeia 76% desses leitos e os outros 24% são mantidos com verba do município. Em nota, o estado também diz que Ribeirão Preto é uma das cidades do estado, fora a capital paulista, que mais tem equipamentos estaduais de saúde com quatro hospitais. Hospital de Serrana De acordo com o Estado, o Hospital de Serrana abrirá mais 91 leitos que vão servir para atender casos mais simples e diminuir o número de pacientes da região encaminhados para leitos em Ribeirão. A nota frisa que, com o hospital de Serrana, serão investidos mais R$ 8 milhões e leitos de alta complexidade serão liberados no processo. Porém, o hospital só fica pronto em 2014. O estado diz ainda que "é preciso deixar claro que a implantação de leitos hospitalares pelo SUS não é uma atribuição exclusiva dos governos estaduais, cabendo também aos municípios e à própria União". Procurado, o secretário da Saúde de Ribeirão, Stênio Miranda, não se manifestou. Jornal A Cidade www.jornalacidade.com.br/editorias/cidades/2012/10/13/leitos-publicos-para-internacao-encolhem-em-ribeirao.html