Sindicato unido e forte
desde 1989


    Inflação calculada pelo Dieese na cidade de São Paulo tem maior alta em dez anos
    Autor: Rede Brasil Atual
    07/02/2013

    Crédito Imagem:

    O Índice do Custo de Vida (ICV), calculado pelo Dieese no município de São Paulo, teve variação de 1,77% em janeiro, a maior taxa em dez anos, desde janeiro de 2003 (2,92%). Em relação a dezembro (0,43%), a variação foi de 1,34 ponto percentual. Quatro grupos (Alimentação, Educação e Leitura, Habitação e Despesas Pessoais) foram responsáveis por quase toda a taxa, com 1,64 ponto. Apenas os custos com alimentação responderam por aproximadamente um terço do resultado. Em 12 meses, o ICV acumula alta de 6,89%. Com alta de 1,88%, o grupo Alimentação teve variações distintas conforme os itens, atingindo altas de 15,42% em raízes e tubérculos, 14,89% em hortaliças, 11,97% em legumes, 5,21% em aves e ovos, 155% em carnes e 1,17% em grãos. O Dieese destacou os aumentos, entre outros, de batata (21,94%), cebola (13,32%), alface (16,86%), chuchu (25,69%), abobrinha (18,99%, tomate (18,22%), carne de frango (5,885) carne bovina (1,55%) e feijão (5,87%). O preço do arroz recuou 1,24%. No grupo Educação e Leitura, aumentaram em 10,21% os custos com educação infantil, 9,10% com ensino fundamental, 9,56% com ensino médio e 3,53% com universitário. “Essa taxas eram esperadas, devido à indexação praticada pelas escolas no início de cada ano”, diz o Dieese. O instituto captou ainda alta de 1,44% no grupo Habitação, com altas de 6,21% em serviços domésticos e 4,82% no condomínio, “que podem, de certa forma, refletir o reajuste de 9% para o salário mínimo, que entrou em vigor no início de 2013. A elevação de 7,60% em Despesas Pessoais teve o impacto do subgrupo fumo e acessórios (15,68%), “devido à entrada de nova tabela de preços dos cigarros no início de janeiro, com variação média de 15,92%”. Na taxa acumulada em 12 meses, a inflação foi maior para famílias de menor rendimento: 7,72%. No nível intermediário, a alta foi de 6,96% e na terceira faixa, que concentra famílias de maior poder aquisitivo, a variação foi de 6,60%. Dos dez grupos que compõem o ICV, dois tiveram alta bem acima da taxa média: Despesas Pessoais (21,65%) e Alimentação (11,37%). Também hoje, o IBGE informou que o IPCA de janeiro (0,86%) foi o maior desde abril de 2005 (0,87%).









Ao clicar em enviar estou ciente e assumo a responsabilidade em NÃO ofender, discriminar, difamar ou qualquer outro assunto do gênero nos meus comentários no site do SindSaúde-SP.
Cadastre-se









Sim Não


SUELY REGINA DE OLIVEIRA 07/02/2013
Prezados: Celso Torres e Fernando Marcello,infelizmente vocês estão certíssimos, quanto as resposta das nossas reivindicações marcadas para 1º de abril "o dia da mentira", mas temos que acreditar que o nosso sindicato não está a favor dos governantes e sim a nosso favor, isto é o que esperamos. Gostaríamos que houvesse um retorno aos nossos questionamentos, ou então estão nos iludindo e daí já é demais.

Olga Ester Liedke 07/02/2013
E o reajuste dos aposentados?

Celia Ribeiro da Silva 07/02/2013
Entidades cutistas do funcionalismo 1ª reunião de 2013 Por SINDSAÚDE-SP Sexta-feira, 11 de janeiro de 2013 A CUT/SP reuniu ontem as entidades que representam o funcionalismo no estado. A reunião teve o objetivo de retomar o Fórum do Funcionalismo para organizar uma agenda conjunta e definir ações para o enfrentamento contra o desgoverno do PSDB com o funcionalismo. Uma das primeiras ações é envolver todas as entidades sindicais cutistas para valorizar os serviços públicos essenciais, como saúde, educação, segurança, entre outros. As reuniões serão mensais, coordenadas pelo vice-presidente da CUT/SP, Douglas Martins Izzo (Apeoesp). SOCORRO CUT/CNNT DATA BASE MARCO E ATE AGORA NAAAAADA. E NAAAAADA DE PROCESSO REFERENTE AOS ANOS ANTERIORES. CADEEEE OS 7% E OS 26%????? SOCOOOOROOOOOOOOOOOO CUT / CNNTS

Mizael Paz 07/02/2013
é realmente o SINDSAUDE fica dias sem postar noticias e quando posta são noticias que podemos acompanhar em outros portais de noticas. Quando nós entramos aqui a procura de noticias queremos saber sobre nossos direitos, como por exemplo: 1 - 30 horas dos administrativos, precisamos com urgência dessa regulamentação pois corremos o risco de voltar a fazer as 40 horas semanais. 2 - A progressão dos administrativos da lei 1080 que já esta atrasado desde 2009 e era para ter saído no final de 2012 para 40% dos funcionários e até agora nada. 3 - E nosso aumento que ficamos sem o ano passado, quando que sai alguma coisa? Se vocês nos derem respostas concretas sobre esses itens eu acredito que muitos ficarão satisfeitos.

DIRCEU APARECIDO ALONSO 07/02/2013
OLA SENHORES DIRETORES DO SINDSAUDE SP GOSTARIA DE DAR UMA OPINIAO DE QUE NAO ADIANTA QUERER ABRAÇAR TODAS AS CAUSAS DE UMA SO VEZ VAMOS FOCAR AGORA NO MOMENTO SOMENTE NAS 30 HORAS SEMANAIS,ATE PORQUE PARA O NOSSO SINDICATO JA ESTA SE TORNANDO UMA QUESTAO DE HONRA,JA PENÇOL PERDER MAIS UMA BATALHA SENHORES,COMO VAI FICAR A REPUTAÇAO DO SINDICATO DIANTE DOS SEUS COLABORADORES E FUNCIONARIOS QUE JA ESTAO A PONTO DE ESPLODIREN,POR ISSO VAMOS TODOS JUNTOS TRABALHAR AGORA SOMENTE NAS 30 HORAS,PARA QUE SEJA UMA COISA DE CADA VEZ. SE FOMOS ESPERAR UMA REUNIAO POR MES,JA PENSOL GUANTAS MANOBRAS VAI DAR TEMPO PARA O GOVERNO FAZER,GUANTAS LEIS ELES VAO APROVAR, GUANDO FOR A REUNIAO NAO DA PRA FAZER MAIS NADA.

Sueli 07/02/2013
Hoje já é dia 15/02/13 e até agora nada é colo- cado de concreto,a data base de reajuste é 1º de Março, está tudo muito quieto, será que está tudo bem para o Sindicato? para nós adminsitra- tivo não!!! E aí SINDSAUDE?

DIRCEU APARECIDO ALONSO 07/02/2013
E O SINDASUDE SP NEM SE MANIFESTA,NAO TEMOS NOTIÇIAS ATUALIZADAS,NEN ASSUNTO DO NOSSO INTERSÇE,O QUE FAZER?

Sebastião Cenciani Sobrinho 07/02/2013
Né nós já sabemos sobre o indice de infração, o que nos interssa é saber o quantas anda as negociações, indce de aumento de nosso misero salário, vcs não tem o que publicar, pelo amor de DEUS,não publique nada.

celso torres 07/02/2013
Carissimo Fernando estou de saco cheio dessas noticias neste site que pra mim e para inumeros CONTRIBUINTES não diz nada começo acreditar que tudo isso não passa de uma grande piada

Edson Porto 07/02/2013
Esqueci de comentar a matéria sobre a inflação por isso digo que a inflação do meu salário chama-se obrigatoriedade de 40 horas semanais. Tenta imaginar como será inflacionado o meu custo de vida, terei que trabalhar 40 horas a mais no mes para receber o mesmo salário e voces do sindsaúde vêm falar sobre inflação? Acho que seria melhor falar do anteprojeto das 30 e como o mesmo pode deixar de ser apenas um boato e ser algo de fato, ou seja, deixem de bla bla bla e mostrem as reais negociações com o governo senão estaremos fadados a demagogia que sempre predomina quando se fala de negociaçoes com um governo que é pura politica e não preciso falar o que é politica senão um monte de gente falando que vai fazer isso e aquilo quando na realidade só se interessam por uma coisa, ... assumir o cargo. Chega de política e vamos ao que interessa " 30 horas para os administrativos da saúde"

Celia Ribeiro da Silva 07/02/2013
Por SINDSAÚDE-SP 31/08/12 Comissão de Negociação SindSaúde-SP se reuniu ontem,c/coord RH SS, Haino Burmester. A reunião seria p/a Secr apresentar impacto do reajuste de 7% p/administrativos da saúde, conforme informado pelo secr saúde na reunião de 22/08 O coord, no entanto, não apresentou nenhum dado e afirmou que não há verba p/aumento salarial. Comissão solicitou nova reunião c/SS.... Qual resp SS??? Foi comunicado ao Juiz sobre não pgto??? Qual n.o do processo??? Favor responder. Certo???

Edson Porto 07/02/2013
Olá sindsaúde, eu não estou preocupado com a inflação pois no momento acho que há algo de mais importância tanto para minha pessoa como para todos os administrativos da saúde. CHEGA DE TANTO BLA BLA BLA QUEREMOS SABER O QUE ESTÁ SENDO FEITO PARA EVITAR QUE VOLTEMOS A FAZER AS 40 HORAS. EU E MUITOS DE MEUS COMPANHEIROS JÁ ESTAMOS FAZENDO AS 40 E NÃO ME VENHA DIZER QUE SOU EU QUEM DECIDO POIS O MEU CHEFE DISSE QUE SE EU FIZER 30 ELE VAI POR FI. A ÚNICA COISA QUE PEDIMOS É QUE VOCES FAÇAM O PAPEL QUE PRESTA AO SINDICATO QUE É INTERMEDIAR MAS COM CONCISTÊNCIA E NÃO COM DIZ QUE ME DISSE. TENHO CERTEZE QUE TANTO EU COMO QUEM L~E ESTES COMENTÁRIOS JÁ ESTÃO COM A PACIÊNCIA CURTA. Esperamos que já na próxima reunião a pauta seja bem clara quanto as 30 horas e não seja cheia de interpretações. Afinal já houve uma reunião em janeiro que deverá ser assentada por escrito em pauta. E que ela seja bem clara quanto a este assunto.

tabajara benedito souza cezar resende 07/02/2013
cade a democracia cada a minha opinião colocada

maria da conceição s.silva 07/02/2013
Na verdade todo mundo já sabe que a inflação esta em alta, mas o que interessa mesmo é as 30 horas dos administrativos, aumento, e a licença Premio e sexta parte dos regidos pela CLT, Vamos lá sindicato faz alguma coisa.

SUELY REGINA DE OLIVEIRA 07/02/2013
Como é de conhecimento de todos a inflação está aí para comprovar que o nosso salário a cada dia diminue, mas impossível acreditar que alguém se preocupe com isso, principalmente os nossos governantes. Solicitamos ao nosso SINDSAÚDE que não deixem morrer as nossas reivindicações, que são muitas sem retorno.Por favor,se possível respondam-me, qual será o novo valor da insalubridade? Obrigada!

Celia Ribeiro da Silva 07/02/2013
A maior proeza do DEMÔNIO `e fazer a humanidade duvidar de sua existência. Usas as mãos p/ tapar as vistas ou p/ protege-las p/enxergar melhor??? Salario minimo decente no maior Estado e na maior cidade, nada..., nenhum dos 2 pagam. DIEESE coloca que`e necessário R$ 2.800, p/ minima dignidade. Mas o pior`e Alckmin, que gerencia o Est. mais rico e paga inicial de R$ 120, então Aécio, fica difícil eleger você. Fora o assedio/discriminação do PSDB c/municipalizados DIFÍCIL GANHAR PLEITO C/ O DESRESPEITO QUE PSDB TEM PELO TRABALHADOR. SE ELE NÃO CONSEGUE RECONHECER O PISO NACIONAL P/ SEUS SUBORDINADOS, ESTES QUE DIARIAMENTE TEM CONTATO C/ A POPULAÇÃO, C/O ENFRENTAR ESTA MESMA POPULAÇÃO C/ PROPOSTAS ENGANADORAS??? mostraremos os pagamentos e vale refeição ao povo MENTEM DESMASCARADAMENTE E MENTINDO DESTROEM UMA NAÇÃO / JUSTIÇA LERDA NÃO E JUSTIÇA / SERRA FECHOU IAMSPE P/AGREGADOS IDOSOS/ ALCKMIN ATE AGORA NADA, NÃO ABRIU / discriminam funcionários, burlam Leis/data base/negam alimentação c/ dignidade/ negam salario minimo vigente p inicial d carreira = FICHAS SUJAS, certo????

Celia Ribeiro da Silva 07/02/2013
QUEREMOS MUDANÇA SIM, SE NÃO DER DE PESSOA, SERA EM PARTIDO, mais políticos que nada fizeram. sequer sabem seu papel DATA BASE MARCO / 1.a reunião já aconteceu (11/Janeiro)e só haverá mais 1 (a de 30/fevereiro).QUAL SERA O ÍNDICE DE AUMENTO SALARIAL AO FUNCIONALISMO A PARTIR DE 01 DE MARCO DE 2013?????????? QUAL SERA O AUMENTO DOS 33mil ADMINISTRATIVOS, POIS EM 2012 FICARAM EXCLUÍDOS DOS 7%, DEVERÃO RECEBER MULTA PELO ATRASO????????

Celia Ribeiro da Silva 07/02/2013
CADE A REPOSICAO DOS ADMINISTRATIVOS (7%)??? não devemos aceitar nada q ofenda a dignidade humana. Pois ate animais merecem serem alimentados condignamente; existe legislação p/eles, e problemas q animais enfrentam chega ate Juízes q os acolhem. Pque devemos aceitar sermos menos dignos q os demais cidadãos trabalhadores do pais????não, não e não.Muita Humilhação

tabajara benedito souza cezar resende 07/02/2013
Em, fez de noticia que não interessa o associado, eu gostaria de ver noticia, sobre o nosso sindicato, como estão às negociações, se é que tem o pagamento de nosso processo, acho que isso nos interessa não este assunto. Agordaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa SINDSAUDE.

fernando marcello 07/02/2013
Ola sindsaude, na verdade a inflação é de competencia da Presidenta Dilma e sua equipe, no que realmente estamos interessados de saber é quanto as 40 horas que pelo visto ja é um caso perdido para o sindsaude, tem muita gente aqui revaltado e certamento muita gente vai se desfiliar.

fernando marcello 07/02/2013
mas o quero saber mesmo é sobre as 40 horas, que pelo visto tanta reuniao e planejamento, nao esta refletindo nas intenções do governo em manter a obritoriedade das 40 horas apartir de 1° de abril