Seminário Internação Compulsória
Autor: SINDSAÚDE-SP
19/08/2013
Crédito Imagem:
Dados da Secretaria Municipal de Saúde demonstram que a internação compulsória já é praticada desde que a prefeitura, no Governo Kassab começou, em 2009, a Operação Centro Legal. Das cerca de 2.800 internações entre o período de 2009/2012, a prefeitura confirma mais de 300 casos de internação compulsória. O processo começava com a abordagem dos agentes de saúde, e uma equipe multidisciplinar decidia qual deveria ser o processo terapêutico adotado para aquela pessoa a fim de proteger a integridade física e mental do paciente.
O Governo do Estado de São Paulo, em 21 de janeiro de 2013, instalou o programa de internação compulsória, a operação iniciou-se na região da capital conhecida como cracolândia para reduzir o número de usuários de crack que circulam diariamente no local. As medidas resultaram basicamente no deslocamento dos usuários, que se espalharam pelas imediações, ocupando ruas dos Campos Elíseos, de Santa Cecília e do Bom Retiro.
Debates e manifestações foram sucessivamente sendo colocadas pela sociedade em torno do assunto, após 6 meses do início do programa como você pontua as medidas adotadas?
INFORMAÇÕES
SINDSAÚDE-SP – Rua Paula Ney 550, Vl. Mariana – Fone: (11) 3083 6100 - [email protected] ou [email protected]
26 de agosto
Auditório Franco Montoro
Assembleia Legislativa de São Paulo
Rua Pedro Álvares, 201 São Paulo / SP
Programação e Convidados
ABERTURA
09h00 – Gervásio Foganholi – Presidente do SINDSAÚDE-SP
Roseli Ilídio – Secretaria da Saúde do Trabalhador do SINDSAÚDE-SP
EXPOSIÇÃO
09h15 - Prof. Dr. Eduardo Ferreira Valério - Promotor de Justiça de Direitos Humanos; Coordenador Adjunto do Centro de Apoio Cível e de Tutela Coletiva do Ministério Público do Estado de São Paulo; Membro da Comissão Permanente de Defesa dos Direitos Humanos; membro da Comissão da Verdade
09h45 - Profa. Dra. Ana Cecília Marques – Doutora em Ciências (Unifesp); médica psiquiatra e pesquisadora do Instituto Nacional de Tecnologia e Ciência para Políticas sobre Álcool e Drogas; presidente do Comitê Multidisciplinar de Estudos sobre Dependência de Álcool e Outras Drogas da Associação Paulista de Medicina (APM).
10h15 - Padre Júlio Lancellotti – Pastoral da População de Rua e Membro da Comissão Permanente de Defesa dos Direitos Humanos e Membro da Comissão da Verdade
10h45 - Desembargador Dr. Antônio Carlos Malheiros - Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo e mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor titular da PUC de São Paulo, da Faculdade de Direito Padre Anchieta e das Faculdades Integradas Rio Branco. Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.
11h30 – CAFÉ
12h00 – DEBATE
13h30 – PROPOSTAS DE ENCAMINHAMENTO
14h00 - ENCERRAMENTO
Seminario Internação Compulsoria Ago13.pdf
Ao clicar em enviar estou ciente e assumo a responsabilidade em NÃO ofender, discriminar, difamar ou qualquer outro assunto do gênero nos meus comentários no site do SindSaúde-SP.
alvaro braga marçal de oliveira |
19/08/2013 |
Amigos da saúde, a internação compulsória só é valida com a Determinação Judicial, fora disto é sequestro, cuidado com o que o desgoverno do psdb na pessoa do Alckimin quer fazer com a população de SP. que não promove uma boa educação e saúde, o Alckimin esta usando os mal pagos Servidores da saude para agariar votos.....