Dia Nacional de Mobilização e Paralisação é nesta sexta (30)
    Autor: CUT SP
    27/08/2013

Contra o Projeto de Lei 4330/04 (PL) da terceirização, que retira direitos e precariza o emprego, a Central Única dos Trabalhadores de São Paulo participa do Dia Nacional de Mobilização e Paralisação nesta sexta (30), com ato público a partir das 15h no vão livre do Masp, na Avenida Paulista nº 1578. Em outras regiões do estado onde estão as 18 subsedes da CUT/SP também estão previstos atos públicos em parceria com outras centrais e os movimentos sociais. A atividade também visa reafirmar a pauta dos trabalhadores e a luta pelo fim do fator previdenciário; redução da jornada para 40 horas sem redução salarial; valorização das aposentadorias; 10% do PIB para a educação; 10% do orçamento da União para a saúde; transporte público de qualidade; reforma agrária e suspensão dos leilões de petróleo. De autoria do deputado federal Sandro Mabel (PMDB-GO), o PL 4330/04 libera a terceirização sem limites - inclusive na atividade principal da empresa, seja ela privada ou pública - e acaba com a responsabilidade solidária, na qual a contratante arca com as dívidas trabalhistas não pagas pela terceirizada. Além de diversas mobilizações contra a aprovação do projeto no Congresso Nacional, a CUT participou de várias rodadas de negociação na mesa quadripartite formada pelas centrais, empresários, governo e parlamentares. Porém, não houve avanço em pontos fundamentais para a garantia de direitos dos trabalhadores/as, já que o empresariado e o relator do PL, o deputado Artur Maia (PMDB-BA) continuam intransigentes e querem impor a terceirização ilimitada. A mesa de negociação será encerrada na próxima reunião, em 2 de setembro, e, por isso, a CUT reafirma sua posição contrária à terceirização de qualquer atividade. A Central exige, ainda, a responsabilidade solidária da empresa contratante, o direito à informação prévia e de representação sindical aos terceirizados. País de primeira não pode ter emprego de terceira - Entre os vários impactos que o PL trará às relações de trabalho, vale destacar que o terceirizado: - Recebe salário 27% menor que o contratado direto; - Tem jornada semanal de 3 horas a mais; - Permanece 2,6 anos a menos no emprego do que um trabalhador contratado diretamente; - A rotatividade é maior – 44,9% entre os terceirizados, contra 22% dos diretamente contratados; - A cada 10 acidentes de trabalho, oito acontecem entre os trabalhadores terceirizados. SERVIÇO Dia Nacional de Mobilização e Paralisação 30 de agosto de 2013, a partir das 15h Av. Paulista nº 1578 – Vão livre do Masp (Metrô Trianon-Masp) CUT São Paulo

MARIA ANTONIA CARDOSO RODRIGUES 27/08/2013
Meu DEUS. Esse Governante é arbitrário, sem humanidade e outros piores adjetivos que podem ser utilizados para desqualifica-lo. Quando que ele vai cumprir a lei da data base que é março? Será que a lei existe apenas para a empresa particulares e não para ao agentes dirigentes públicos. Que vergonha. Os agentes públicos deveriam ser os maiores exemple em cumprimento da lei, mas não fazem isso, prevaricam, assediam e furtam a dignidade dos trabalhadores. mexem até nas CLÁUSULAS PETREAS.

Jaci Aparecida Soares 27/08/2013
São muitas reinvidicações sendo feitas ao mesmo tempo e só temos a certeza de que nenhuma delas será atendida, acho que estas manifestações diversas só geram confusão.

Luiz Carlos Piragibe 27/08/2013
redução da jornada para 40 horas sem redução salarial????? Não seria redução da jornada para 30 horas??? arrumem isso, por favor.

josé joaquim de souza 27/08/2013
Demorou já era para ter feito esta mobilização,antes da troca de Secretario o sind saude,não pode ficar esperando de braços cruzados a resposta das pautas reinvidicadas a quase quatro meses Demorou?