Assembleias no Cedeme em Itu
    Autor: SINDSAÚDE-SP
    24/10/2013

O SindSaúde-SP / Sorocaba realizou uma maratona de assembleias no Cedeme (Centro de Desenvolvimento de Deficiência Mental), em Itu, nos dias 16 e 17 de outubro. Na pauta, Campanha Salarial 2013, Progressão, Regulamentação da jornada dos administrativos da Saúde, LDO, assuntos internos da unidade, informes gerais e esclarecimentos diversos. Todas as assembleias começaram com análise e reflexão sobre a pequena participação dos trabalhadores nas atividades sindicais e o quanto a mobilização é importante na luta e nas conquistas. A diretora do SindSaúde-SP/Sorocaba recomendou a reserva de espaço na agenda de cada trabalhador para a luta por nossos direitos porque nada será dado; pelo contrário, estamos constantemente defendendo direitos que o governo do estado vem atacando. Cada ponto da pauta foi debatido, inclusive com explicações sobre as leis, decretos e comunicados relacionados com o tema. Os trabalhadores também contribuíram com informações, enriquecendo o debate e fortalecendo a defesa de nossos direitos. Apesar da dificuldade em entender a legislação, os trabalhadores acham importante estar informado e esclarecido, para que possam aprofundar o debate e pensar propostas em defesa dos direitos do trabalhador. O último ponto de debate nas assembleias foi o orçamento do estado, o processo de elaboração e as audiências públicas regionais em que os trabalhadores podem interferir, buscando garantir a inclusão das reivindicações da categoria. Foram divulgadas as datas das audiências e reforçada a importância da participação dos trabalhadores da saúde. Material de apoio usado nas assembleias: cópia da lei complementar 1.080/08, 1.157/11, publicações do Diário Oficial do Estado referentes à avaliação de desempenho individual, ação judicial da impugnação LC 1080/08 – plano geral de Cargos/Progresso de Letra, última edição do jornal do SindSaúde-SP e a edição de janeiro de 2012, manual de direitos do SindSaúde-SP, do Estado e cartilha da Comsat. Participaram das assembleias 67 trabalhadores (representantes dos diversos setores do Cedeme) e os representantes sindicais André F. Diniz (DSB do HFRA e Secretario de Imprensa e divulgação Regional), Izabel Nonato (DSB da unidade), Luciana Vieira (Dir. Regional), Reinaldo J. P. R. Jr (DSB do CHS e Secretario Geral Regional) e Renata Lisboa (DSB da unidade). As atividades noturnas tiveram a colaboração de familiares de DSB, com transporte e fotos (Vantuir Felipe, marido da DSB Renata AP. Lisboa).