Assembleia no HFRA (Itu)
    Autor: SINDSAÚDE-SP
    24/10/2013

Seguindo agenda de organização e mobilização de unidades da região de Sorocaba, o SindSaúde-SP realizou assembleia com os trabalhadores do Hospital Francisco Ribeiro Arantes, em Itu, dia 15 de outubro. Na pauta, campanha salarial 2013, progressão, regulamentação da jornada dos administrativos da saúde, informes gerais e discussão de questões internas do hospital. Os trabalhadores debateram a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho), que ocorreu de 7 a 11 de outubro, e a participação da categoria. Também foram debatidas as consequências da baixa participação dos trabalhadores nas atividades sindicais estaduais. Progressão e avaliação de desempenho individual foram outros pontos debatidos. Os trabalhadores também debateram sobre a interferência direta da política do governo do estado na vida do trabalhador público da saúde. O orçamento do estado para 2014, onde são definidos os gastos com salário do funcionalismo, foi outro ponto da assembleia, destacada a importância da participação dos trabalhadores buscando garantir verbas para salário da saúde. A audiência na região será dia 4 de novembro. A atividade teve como material de apoio: edições do jornal do SindSaúde-SP, publicações do Diário Oficial do Estado referentes à progressão, regulamentação da jornada dos administrativos, ação judicial referente à impugnação da LC 1.080/08 – plano geral de cargos / progressão de letra – e notícias do site do SindSaúde-SP. A assembleia contou com a presença de 22 trabalhadores de diversos setores do hospital, representando cada setor e com a responsabilidade de repassar as informações e os encaminhamentos da assembleia, e os representantes sindicais André F. Diniz (DSB e Secretario de Imprensa e Divulgação da Comissão Sindical Regional), Clemente F. Chagas (DSB da unidade), Maria das Graças dos Santos (DSB da unidade). A participação foi ativa, havendo espaço para esclarecimentos sobre o funcionamento do sindicato, deficiências e críticas construtivas.