Lógica tucana para saúde
Autor: Rede Brasil Atual
05/12/2013
Crédito Imagem:
O secretário estadual de Saúde de São Paulo, David Uip, encerrou na noite de terça-feira (3) o calendário 2013 da Lide Saúde, série de seminários do Lide – Grupo de Líderes Empresariais, maior organização do setor no país. O evento foi realizado na capital paulista, na sede da Omint, empresa de plano de saúde premium.
À vontade entre seus amigos empresários que lotaram o auditório, como ressaltou diversas vezes, o secretário fez piadas ao longo de sua apresentação sobre saúde pública de qualidade e eficiência de gestão e também durante a rodada de perguntas da plateia.
Questionado sobre propostas para reduzir as filas para a realização de exames e procedimentos, como a hemodiálise, por exemplo, ele disse: "Um dos membros do Conselho de Gestão é o Alberto Saraiva, médico pela Santa Casa e dono do Habib´s. Muitos me perguntaram o que o Habib´s tem a ver com o conselho. Ora, se o cara vende mais de 600 milhões de esfirras por ano em 400 unidades, ninguém entende mais do que ele em atendimento e logística", disse, em meio a muito riso e aplausos da plateia.
O conselho de gestão a que Uip se referiu é o Conselho Superior de Gestão em Saúde do Estado de São Paulo. Criado pelo Decreto 59.564, publicado em 30 de setembro no Diário Oficial do Estado, o colegiado que tomou posse no mesmo dia 30, em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, é presidido pelo professor e médico Adib Jatene e por David Uip e reúne grandes empresários (veja composição abaixo). Não há um único representante de movimentos sociais da área ou dos trabalhadores na saúde.
De acordo com o portal do governo do estado, "[O conselho] não é formado só por médicos, mas também por lideranças da comunidade. Essa heterogeneidade é muito positiva porque conta com a presença de vários setores da sociedade," explicou o governador Geraldo Alckmin (PSDB), durante a cerimônia de posse.
Ainda segundo o portal, as reuniões serão mensais e terão uma pauta pré-discutida e estabelecida para trazer soluções e progredir na gestão publica. "Tenho certeza [que o conselho] vai ajudar muito São Paulo, que já está na ponta do país em termo de saúde pública, para que a gente possa aprimorar ainda mais o trabalho e a gestão de atendimento e oferecer melhor qualidade de saúde para nossa população e todos os 645 municipais de São Paulo," finalizou o governador.
Aos empresários, Uip revelou que o conselho pensado por ele foi batizado por João Doria Junior, à frente do Lide. "Liguei pro meu guru, o Doria, que disse que eu tive uma boa ideia, e deu o nome para o grupo", disse o secretário.
Ainda segundo Uip, a formação do grupo levou em conta algumas características. "A primeira delas que fossem empresários de primeira linha, de sucesso e, em segundo lugar, com espírito público de entender o momento".
A assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Saúde afirmou que não havia, na tarde de ontem (4), fontes que pudessem dar mais esclarecimentos sobre o caráter do conselho e se os conselheiros serão remunerados.
Ao contrário de outras ocasiões, em que criticou o programa federal Mais Médicos, o secretário de saúde paulista chegou a defender a iniciativa.
Concordou que faltam médicos para o atendimento à saúde básica, mas ressalvou seu desacordo com o pagamento de bolsas, defendendo a contratação formal, por meio de concursos. E como não podia deixar de ser, alfinetou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ao criticar a redução nos repasses de verbas federais à saúde nos últimos 20 anos. Segundo Uip, que foi professor de Padilha durante a residência médica, falar mal do ministro seria falar mal dele próprio.
Conheça a composição do Conselho Superior de Gestão:
Conselheiro/Origem
Adib Domingos Jatene Cardiologista, cirurgião e ex-ministro da Saúde de FHC
Antonio Alberto Saraiva Médico, é dono do Habib´s, maior franquia de fast food árabe do mundo
Antonio Carlos Forte Médico, é superintendente da Santa Casa de São Paulo
Beatriz Braga Settle Empresária do setor de transportes no ABC paulista
Caio Auriemo Médico, dono dos laboratórios Delboni Auriemo e Lavosier
Claudio Luiz Lottemberg Médico, presidente do Hospital Israelita Albert Einstein
Eduardo Souza Ramos Empresário, velejador e sócio da Mitsubishi Motors no Brasil
Flávio Fava de Moraes Ex-reitor da USP e diretor geral da OS Fundação Faculdade de Medicina
Giovanni Guido Cerri Médico, diretor da Faculdade de Medicina da USP, do conselho de administração do Hospital Sírio-Libanês e ex-secretário estadual de Saúde
Horácio Lafer Piva Economista, principal acionista da Klabin, gigante do setor papeleiro
Ives Gandra da Silva Martins Advogado tributarista, professor emérito da Universidade Mackenzie
João Doria Junior Empresário do Grupo Doria, com empresas na área de eventos, entretenimento e comunicação
José da Silva Guedes Médico, professor da Faculdade de Medicina da Santa Casa
Linamara Rizzo Battistella Professora da Faculdade de Medicina USP
Luiz Fernando Furlan Presidente do conselho de administração da Sadia
Manuel Tavares de Almeida Filho Banqueiro, diretor do grupo Tavares de Almeida
Marcelo Drugg Vianna Vice-presidente da Câmara de Comércio Internacional
Marcos Arbaitman Empresário do setor de turismo e ex-secretário estadual de Esportes e Turismo
Nizan Guanaes Empresário e publicitário
Paulo Chapchap Superintendente corporativo do Hospital Sírio-Libanês
Rubens Belfort Oftalmologista da Unifesp e ex-diretor geral da OS SPDM
por Cida de Oliveira, da RBA www.redebrasilatual.com.br/saude/2013/12/alckmin-nomeia-empresarios-de-sucesso-para-gerir-saude-publica-5031.html
Ao clicar em enviar estou ciente e assumo a responsabilidade em NÃO ofender, discriminar, difamar ou qualquer outro assunto do gênero nos meus comentários no site do SindSaúde-SP.
Maria Amália Marmora |
05/12/2013 |
Caro colega Walter Paulino dos Santos , inclua nesta lista os dentistas municipalizados que recebem o menor PI da SES, apenas 198,00, na aposentadoria sómente a metade.Tenho absoluta certeza que o governo não sabe ou prefere ignorar que esses profissionais não existem há muito tempo.
Valter Paulino dos Santos |
05/12/2013 |
Muito bem, a saude é feio por médicos, empresários e comerciantes. O que vamos fazer os nossos diplomas de psicologo, enfermeiro, farmaceutico, fisioterapeuta, biomedico, terapteuta ocupacional, nutricionista? Mas não façam esta pergunta para o Governo, pois ele nem sabe que estes profissionais existem.
Carlos Alberto |
05/12/2013 |
PSDB é altamente nocivo para os servidores publicos. O sus deles é no Hospital Sírio Libanês.Entretanto,em janeiro teremos um abono salarial vergonhoso mais uma vez. O jornal o folha deveria fazer uma matéria generosa como fez alguns dias atrás, mostrando a verdade para todos.
Data base mês de março e estamos entrando em 2014 e o Governo vem com esses abono mediocre e fica porisso mesmo.
O sindsaúde tem que reagir e partir para cima, pois se não for assim o que adianta sermos associados e vermos essa ditadura safada da parte do Governo de mãos e bocas atados ? O Sindsaúde tem que ser por nós e a nossa voz, tipo " Apeoesp", os professores não estão 100% numa boa ,porém já tiveram bastante avanço. Tudo por conta da Apeoesp.
SUELY REGINA DE OLIVEIRA |
05/12/2013 |
Que pena!!! Mais um ano termina e nada resolvido, alguém pode dizer e as trinta horas? Trocaram o seis por meia dúzia, reduzindo o salário ficou fácil, as horas a mais deverão ser pagas como hora extra???
Na verdade essas pessoas n entendem nada do que é SUS, a n ser q eles precisaram algum dia coisa q eu n duvido n. Mas pode ter certeza q o atendimento deles deve ter sido de primeiro mundo né.
Que tal também que os remédios genéricos serem vendidos a R$ 0,65, como no habbibs!!!!
Belo conselho, bem sucedidos e tal, mas acho que nenhum deles já precisou esquentar banco em alguma unidade de saúde pública que seja para implorar exame ou consulta e se bobear, nunca pegaram fila para de esfiha também!