Conselho Municipal de Saúde da Capital
Autor: SINDSAÚDE-SP
24/01/2014
Crédito Imagem:
Maria Aparecida Francelina e Maria Lúcia Vieira, diretoras do SindSaúde-SP, tomaram posse ontem, 23/01, no Conselho Municipal de São Paulo.
Ao clicar em enviar estou ciente e assumo a responsabilidade em NÃO ofender, discriminar, difamar ou qualquer outro assunto do gênero nos meus comentários no site do SindSaúde-SP.
Celia Ribeiro da Silva |
24/01/2014 |
Sueli, são três grupos participantes, 1.gestores/ 2.trabalhadores /3. usuários / Veja que se fala em trabalhadores e não em funcionários, isto porque `e aberto a todos os trabalhadores, a todos os vínculos empregatícios, públicos ou particulares, faz-se necessário mobilizar colegas de trabalho para participarem e elegerem seus representantes. Veja que o sindicato já `e por natureza de criação representante dos funcionários/trabalhadores; E TEM O DEVER DE REPRESENTAR OS INTERESSES DOS TRABALHADORES (NÃO, NÃO, E NÃO O DOS GESTORES E NEM DOS USUÁRIOS)visto que estes já têm sua representação. Caso isto não ocorra, já está fadada ao insucesso, os interesses estão sendo vendidos e adeus democracia.
Ocorre que com o desenrolar dos trabalhos, os grupos se unem para as votações, ora gestores se unem com trabalhadores, ora gestores se unem com usuários, ora trabalhadores e usuários estão unidos. Estes movimentos, se respeitados os tempos de amadurecimento das ideias, o que `e muito difícil acontecer (dai o papel das pre-conferencias e grupos de trabalho) são o verdadeiro exercício de cidadania para se escolher dentro de algumas (o que `e uma pena) variáveis o que se espera do SUS. Espero ter contribuído e que você participe, escolha, e não deixe que façam por você; pois se tiver no regulamento que `e o sindicato que fara a representação a maioria votando, esta cláusula poderá ser mudada. Isto `e bom??? `E Ruim??? Tai um bom começo de debate p/ os trabalhadores da Saúde se exercitarem.
Em São Paulo representantes do SINDSAÚDE participa do Conselho Municipal, aqui na minha cidade a prioridade é só para os municipais.