1º Encontro Estadual de Idosos e Jovens de SP será em 15 de março
    Autor: CUT SP
    12/03/2014

No próximo dia 15 (sábado) ocorrerá o 1º Encontro Estadual de Idosos e Jovens de São Paulo, em evento das 9h às 18h, no Sindicato dos Bancários e Finaciários de São Paulo, Osasco e Região, região central da capital paulista. O encontro tem como objetivo avaliar e discutir temas convergentes entre a juventude e os idosos, dentre os quais a questão da previdência. Ao final dos debates, serão formuladas propostas de políticas públicas para apresentação aos pré-candidatos ao governo estadual de São Paulo. O público alvo são lideranças dos idosos e da juventude nos movimentos sociais, sindical e estudantil. A expectativa é de que o encontro possa estabelecer um diálogo duradouro entre as gerações que, apesar dos anos de diferença na idade, têm, sim, reivindicações em comum, como é o caso da falta de espaços culturais e atenção à saúde. Mudança de perfil - Em 2050, o Brasil terá 64 milhões de idosos – 29,7% da população total – número que é mais que o triplo do registrado em 2010, segundo dados do relatório Envelhecendo em um Brasil mais Velho, divulgado pelo Banco Mundial. O documento destaca as implicações desse envelhecimento populacional no crescimento econômico, redução da pobreza, finanças públicas e na prestação de serviços. O estudo aponta que o perfil dos brasileiros e brasileiras tem mudado graças à forte queda da mortalidade infantil e ao aumento da expectativa de vida de 50 para 73 anos. Outro ponto é a redução da taxa de fecundidade, já que no início da década de 1960 as mulheres tinham, em média, mais que seis filhos e atualmente são menos de dois. Confira a íntegra do relatório clicando aqui. Programação - A abertura do evento contará com a participação de Severine Macedo, secretária nacional de Juventude. O deputado estadual Luiz Claudio Marcolino, líder da bancada do PT na Assembleia Legislativa paulista, fará uma análise de conjuntura sobre a gestão estadual de SP e o ex-ministro do Trabalho, deputado federal Ricardo Berzoini (PT-SP) falará sobre a relação da previdência e o mercado de trabalho. O encontro é organizado pela Associação dos Bancários Aposentados do Estado de São Paulo (Abaesp), com apoio do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, da Federação dos Bancários da CUT (Fetec-CUT/SP) e da CUT São Paulo. Para outras informações, contatar Adriana Magalhães no e-mail [email protected] Serviço 1º Encontro Estadual de Idosos e Jovens de São Paulo 15 de março (sábado), das 9h às 18h00 Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região (auditório azul) Rua São Bento nº 413, região central paulistana (Edifício Martinelli, próximo do Metrô São Bento) Informações: [email protected] Flaviana Serafim - CUT São Paulo CUT SP www.cutsp.org.br/destaques/2971/1-encontro-estadual-de-idosos-e-jovens-de-sp-sera-em-15-de-marco