1º de maio nas subsedes da CUT São Paulo
    Autor: CUT SP
    25/04/2014

As subsedes da CUT São Paulo preparam atividades regionais para o Dia Internacional do Trabalhador (a) 2014, momento de festa, mas também de resgatar as origens de luta por direitos e melhores condições aos homens e mulheres que dão o próprio suor para construir um país mais digno e justo. Neste ano, a Central traz como tema a Comunicação: Desafio do Século. Na cidade de Bauru, a CUT regional organiza uma extensa programação no Parque Vitória Régia. Uma tenda da campanha Para Expressar a Liberdade irá arrecadar, das 9h às 17h, assinaturas ao Projeto de Lei de Iniciativa Popular para a regulamentação dos meios de comunicação no país. Às 10h, o grupo Mugenkyo Bauru Wadaiko, antigo na execução do taiko (tambores) apresentará o ritmo oriundo da cultura japonesa. Das 11h às 13h, companhias de teatro e de dança irão entreter o público. Às 14h, o artista Josiel Rusmont, de Brasília, apresentará o trabalho Dúvida Na Estrada com composições no estilo folk music, com abertura da dupla Bartender’s. Às 15h30, o Ponto de Cultura Acesso Hip Hop e Betin MC comandam a programação até às 16h, com o show da banda coover do Creedence, a Midnight Especial. Às 17h30, o músico André Turco e sua banda convidam vários artistas para interpretar algumas das músicas mais badaladas das noites baurenses. O ato público do Dia Internacional dos Trabalhadores (as) será às 18h40, como o mote da comunicação democrática, como desafio do século. Por fim, às 19h30, Nazi, Kiko Zambianchi e Marcelo Nova fecham a programação com repertório clássico que contará com Primeiros erros, Pastor João e a Igreja Invisível e Envelheço na Cidade. Capital: Confira a programação do Maio Unificado no Vale Anhangabaú no http://migre.me/iU4DK Em Jundiaí, os cutistas organizam evento voltado para a juventude da periferia, a partir das 11h, na Avenida Presbítero Manoel Antônio Dias Filho, s/nº, ao lado do mercado Mesquita, no bairro Novo Horizonte. Hip hop, grafitagens autorizadas e dança de rua são atividades garantidas, além da participação de MC Biel e outros artistas da região. Às 15, haverá o ato com a presença de políticos locais e do coordenador da subsede da CUT em Jundiaí, Vitor Machado. A partir das 16h, MC Ndee Naldinho, que tem entre suas músicas famosas O quinto vigia, é quem fará o show. A Central espera reunir 5 mil pessoas. No município de Itupeva, a 65 km da capital, o 1º de maio será também organizado pela CUT Jundiaí, com apoio da prefeitura local, na gestão do petista Ricardo Bocalon. A partir das 14h, o público poderá prestigiar as atrações de MC Jeferson, Mariano, Xapa Koko e bandas regionais. Às 18h, haverá ato político. Espera-se reunir 2 mil pessoas. Para Machado, esta data serve para refletir sobre a presença marcante da CUT nas conquistas da classe trabalhadora. “A Central está nas ruas e nas portas das fábricas sempre lembrando aos companheiros que a luta é diária. Os avanços que tivemos nos últimos 12 anos de governo federal são frutos disso. Agora está na hora da mudança de governo no estado de São Paulo”, afirma o dirigente. Em Osasco, haverá a Caminhada e Corrida: VI Desafios dos Trabalhadores, com largada às 9h, na Avenida Bussocaba nº 300, em frente à Prefeitura osasquense. A atividade é organizada pela subsede da CUT Osasco e pelo Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região. Das 11 às 19h, o Show dos Trabalhadores terá no palco Gustavo Lima, Michel Teló e Paula Fernandes, no Estádio Vila Yolanda, na Rua José Teruel nº 275. O evento é realizado em parceria entre a prefeitura local, a Rádio Nativa, a CUT e demais centrais. E como parte da programação, nos dias 2 e 3 de maio ocorrerá a exposição Indígenas: exilados na própria terra, no Osasco Shopping Plaza, na Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo nº 81, no centro do município, com a presença do povo Pankararé. O coordenador da CUT subsede Osasco, Valdir Fernandes, conhecido como Tafarel, afirma que “a CUT faz sua luta para que o trabalhador tenha emprego, renda e qualidade de vida. Por isso, está também envolvida nas atividades que agregam conhecimento e qualidade de vida". A CUT Ourinhos, em parceria com sindicatos cutistas da região irá realizar o 1º de maio em Santa Cruz do Rio Pardo, na sede do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Calçado e Vestuário, na Rua Ana Powileit nº 260, no Jardim Ipê. Na programação, das 10h às 21h, haverá torneio de futebol suíço, atividades recreativas e show com artistas locais. A partir das 16h haverá ato político. Na cidade de Campinas, a subsede da CUT, demais centrais e movimentos sociais organizam Marcha dos Trabalhadores (as), com concentração no Largo do Pará, às 8h. A caminhada passará pelas ruas Barão de Jaguará, Av. Benjamim Constant e Av. Francisco Glicério até a Praça José Bonifácio s/nº, no Largo da Catedral, encerrando com ato político. Para o coordenador da subsede CUT Campinas, José Tavares, a Central “aproveitará para refletir sobre os próximos passos que devemos dar na luta frente à ganância dos patrões e ao descaso do Estado paulista. Os trabalhadores e trabalhadoras seguirão em luta por melhores salários, condições de trabalho e mais direitos para todos”, conclui o dirigente. *com informações das subsedes da CUT/SP