Jornal Brasil Atual chega à cidade de Bauru
    Autor: CUT SP
    19/05/2014

Neste mês, os moradores da cidade de Bauru, localizada a 343 km da capital paulista, recebem no município o novo Jornal Brasil Atual. A primeira edição trouxe como temas a serem debatidos pela população a democratização da mídia, o Sistema Único de Saúde (SUS), redução da maioridade penal, segurança pública, Copa 2014 e dicas culturais. O jornal traz também reportagem sobre a construção de 944 apartamentos inaugurados neste semestre pela presidenta Dilma Rousseff e, ainda, o perfil o jardineiro Manuel Eduardo Lima, que trabalha há 28 anos nesta profissão e cuida com zelo da Praça Rui Barbosa, no centro bauruense. Este é o segundo projeto da Rede Brasil Atual em parceria com a Central Única dos Trabalhadores de São Paulo. O primeiro foi o Jornal Brasil Atual de Campinas. A publicação significa a realização de um sonho que pretende fornecer informações a partir da ótica da classe trabalhadora e, assim como ocorreu com o primeiro projeto, que já está na oitava edição do jornal, a CUT São Paulo pretende expandir para as demais subsedes. Para o coordenador da subsede da CUT/SP em Bauru, Francisco Wagner Monteiro, o Chicão, os jornais de circulação existentes hoje, regionais e estadual, não contemplam a classe trabalhadora. “A opinião expressa nesses veículos é o reflexo do que pensa a elite. O jornal Brasil Atual representa o povo, os movimentos sociais. Construímos essa proposta porque apoiamos a democratização dos veículos de comunicação e, consequentemente, a pluralidade de notícias”. A secretária de Imprensa e Comunicação da CUT/SP, Adriana Oliveira Magalhães, fala sobre o maior alcance dos veículos pelo interior. “O apoio e a construção de projetos como esse dependem do trabalho das subsedes cutistas. Campinas e Bauru estão de parabéns pelo empenho e compromisso com os trabalhadores e trabalhadoras, pelo amadurecimento e construção junto aos sindicatos da região”, afirma. Chicão exemplifica a relevância da publicação ao falar sobre temas que não são tratados de forma classista e politizada pelos veículos, como os serviços prestados pelo estado de São Paulo na área da saúde pública que, segundo ele, são elitizados e terceirizados em Bauru pela Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp). “Esse é um serviço privado financiado pelo SUS. O atendimento é precarizado e seletivo. As pessoas precisam entrar numa enorme fila de agendamento para serem atendidas”, relata. Chicão frisa que o Hospital de Base da cidade de Bauru sofreu, há três anos, intervenção da Polícia Federal, Ministério Público Estadual e do SUS por causa de desvios de recursos. “A direção antiga foi destituída. Para resolver o problema, o governo Alckmin privatizou. Os leitos públicos chegaram a ser destinados a atendimento de convênios particulares e muitas pessoas morreram nas macas, levando a prefeitura a alugar leitos de hospitais privados para atender casos emergenciais. Notícias como essa é que queremos levar para Bauru e ajudar a denunciar casos que afetam diretamente a população”, conclui. O Jornal Brasil Atual é distribuído gratuitamente nas cidades de Limeira, Bragança Paulista, Barretos, Bebedouro, Itariri, Jundiaí, Catanduva, Campinas e, agora, em Bauru. Vanessa Ramos - CUT São Paulo 14/05/2014 CUT SP www.cutsp.org.br/destaques/3065/jornal-brasil-atual-chega-a-cidade-de-bauru