Sorocaba debate Orçamento 2015
    Autor: Alesp
    19/05/2014

A Região Metropolitana de Sorocaba, recentemente criada por lei aprovada na Assembleia Legislativa, contou, nesta segunda-feira, 19/5, com debate promovido pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento, sobre o Orçamento estadual 2015. Compuseram a mesa, na Câmara de Sorocaba, Maria Lúcia Amary (PSDB), que conduziu os trabalhos, os deputados Hamilton Pereira (PT) e Edson Giriboni (PV), além do vereador Engenheiro Martinez. O objetivo foi ouvir os pleitos para a RMS, dentre os quais se destacaram os de melhorias de uma forma geral na malha viária da região. Martinez lembrou que uma vez região metropolitana, Sorocaba passa a ser vista como forte polo econômico, devendo ter o aporte de recursos condizentes com a nova configuração metropolitana. Funcionalismo Luciana Vieira, diretora regional do Sindsaúde, falou em nome da categoria pleiteando aumento real de salário e atualização do valor do vale-refeição (hoje R$ 8). André Diniz, funcionário público estadual, pediu atenção especial para o Hospital Regional de Sorocaba. Elisabete Balestero, membro do Conselho Consultivo do Iamspe, apresentou três reivindicações: respeito à data-base do funcionalismo, adição de 0,5% no valor dos precatórios atrasados e contrapartida financeira do Estado no custeio do Iamspe no patamar de 2%. O engenheiro agrônomo Marco Antonio de Morais propôs a realização de concursos para provimento de cargos na Coordenadoria Agropecuária do Estado, bem como a revalorização salarial dos funcionários desse segmento. Estradas O vereador Carlos Leite lembrou a necessidade de recuperação de estradas rurais e vicinais que servem aos pequenos agricultores, de instalação de alça de acesso da Castelinho ao bairro Aparecidinha e duplicação das ligações Sorocaba - Porto Feliz e Sorocaba - Iperó. João Loco, de Apiaí, pleiteou recapeamento da ligação Apiaí - Capão Bonito e melhorias na SP-250. Seu filho Fabio Siqueira sugeriu que sejam feitas audiências públicas para discutir o PPA. Araçoiaba Em defesa dos animais, Marina da Rocha, da Associação de Proteção dos Animais de Araçoiaba da Serra, se manifestou afirmando que o Estado deveria ter ações voltadas aos animais domésticos. Mara Melo, prefeita de Araçoiaba da Serra, apresentou as demandas da cidade: melhor conservação do acesso da rodovia Raposo Tavares a Araçoiaba, uma vez que o local é mal iluminado e malcuidado, tornando-se ponto de assaltos; e duplicação da SP-270, na ligação entre Sorocaba e Araçoiaba. Cidadãos e vereadores O cidadão Herculano Ramos, da ONG Pode Crer de Sorocaba, comentou a crise no abastecimento de água e destacou a importância de investimentos nesse setor, sobretudo na preservação de mananciais. Lembrou também que a região de Itapeva não conta ainda com previsão orçamentária. Nivaldo Pereira, também de Sorocaba, pediu políticas públicas para RMS e para Região Administrativa de Itapeva. Vereador de Sorocaba, Izídio de Brito indicou internacionalização do aeroporto, benfeitorias no Hospital Regional e construção do Hospital Municipal, unidade de bombeiros para a zona norte e passarelas nas rodovias da região. A deputada federal Iara Bernardi (PT/SP)reforçou a questão do aeroporto e reivindicou verbas para o Complexo Hospitalar de Sorocaba e para a unidade da Unesp localizada em Sorocaba. Considerações finais Giriboni destacou a demanda do funcionalismo, dizendo que realmente ela precisa ter um olhar mais atento por parte do Estado. Disse também que a saúde pública merece urgente solução. Propostas apresentadas de forma suprapartidária. Segundo Hamilton Pereira, essa seria a saída para que as emendas ao Orçamento voltadas à RMS ganhassem força e pudessem ser concretizadas. Saúde, educação e segurança pública foram os temas mais votados em apuração feita junto aos participantes da audiência na Câmara de Sorocaba. Após anunciar esse resultado, Maria Lúcia agradeceu a todos e encerrou a reunião. As próximas audiências públicas da comissão acontecem no dia 22/5, às 10h, na Câmara de Araçatuba, e às 18h, na Câmara de Bauru. Alesp www.al.sp.gov.br/noticia/?id=357020