Paralisação do Iamspe, dia 11 de julho
    Autor: SINDSAÚDE-SP
    09/08/2014

Os trabalhadores do Iamspe realizarão paralisação no dia 11 de julho em protesto contra o desrespeito do Governo Alckmin com os trabalhadores e usuários do Instituto.

Os trabalhadores estão indignados com o reajuste menor no Gdamspe do que o reajuste no Premio de Incentivo dos trabalhadores da Secretaria da Saúde.

Conheça os fatos que levaram à paralisação na Carta Aberta dos trabalhadores:

Somos da saúde e queremos ser tratados com igualdade!

No dia 03 de julho, realizamos assembleia em frente ao prédio da Administração para discutir a “novela” do Gdamspe e manifestar nossa indignação com o aumento que, depois de tanta enrolação, veio menor do que o da Secretaria da Saúde e sem retroativos.

Lembramos que estamos cobrando a superintendência desde março (quando foi divulgado o aumento do Prêmio de Incentivo) e que fizemos passeatas, manifestações e paralisação de 24 horas no dia 07 de maio; fomos atrás de deputados pedir apoio; ocupamos a Secretaria da Saúde; realizamos diversas assembleias tanto aqui no Iamspe como com os companheiros dos demais hospitais; várias reuniões do Sindsaúde-SP com o governo e reuniões das entidades com a Administração do Iamspe; caçamos o governador em vários locais para cobrar a nossa pauta (um deles foi aqui na inauguração do novo PS, quando o governador não compareceu, mas entregamos documento nas mãos do Secretário de Gestão, que afirmou que receberíamos o aumento igual ao da Secretaria da Saúde).

Durante todo esse tempo, o superintendente reafirmava que o nosso aumento viria em julho, nos mesmos valores do Prêmio de Incentivo dos trabalhadores da Secretaria de Estado da Saúde e com retroativos. Mas não foi o que aconteceu, pelo contrário! O projeto ficou bem distante daquilo que foi negociado e garantido pelo superintendente. Foi então que a Administração nos apresentou uma tabela absurda para tentar justificar o injustificável: que o nosso Gdamspe não poderia ficar igual ao Prêmio de Incentivo porque essa nossa gratificação incide em férias e 13º salário e porque nós recebemos Bônus por Resultados (BR), diferente dos companheiros da Secretaria da Saúde. E que somando o gasto em férias, 13º, INSS (que são obrigações dos empregadores) e BR (que nem todos recebem) nós receberemos igual ou mais do que nossos companheiros!

Para tentar melhorar o projeto do governo muitos parlamentares apresentaram emendas. Nós construímos junto com o Deputado Luiz Claudio Marcolino (PT) duas emendas: uma para equiparar os valores do Gdamspe aos do Prêmio de Incentivo para todos os profissionais do Iamspe; outra para que o aumento fosse retroativo a março. Quando a Assembleia Legislativa aprovou o projeto de lei do governador, foram rejeitadas todas as emendas, exceto uma das nossas: a que equiparava os valores. Porém no dia seguinte (04/07) já estava publicado no Diário Oficial que o governador vetou a emenda e sancionou a lei (LC 1.250/2014) do mesmo jeito que estava: com valores bem menores que os da saúde, sem retroativos e com efeitos somente a partir de agosto!

Mesmo sem saber que o governador vetaria o projeto, nossa assembleia do dia 03/07 já tinha decidido paralisar as atividades por 24 horas no dia 11/07, caso o Projeto de Lei referente ao aumento do Gdamspe não fosse aprovado com valores iguais aos que foram pagos no Prêmio de Incentivo dos trabalhadores da Secretaria de Estado da Saúde e retroagindo ao mês de março deste ano.

Portanto, companheir@s, não temos outra coisa a fazer senão realizar uma grande paralisação no dia 11 de julho! A população precisa saber do desrespeito do governo com os trabalhadores e com os usuários do Iamspe!