Eleições em São Paulo: Mais 4 anos de desgoverno
Autor: Rede Brasil Atual
07/10/2014
Crédito Imagem:
São Paulo – A filósofa Marilena Chauí propõe que acadêmicos somem esforços para tentar entender os motivos que levaram o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, a conquistar um novo mandato nas eleições realizadas ontem (5). Em entrevista à Rádio Brasil Atual, a professora da USP afirmou ter proposto ao presidente da Fundação Perseu Abramo, o economista Marcio Pochmann, que estude ao longo dos próximos quatro anos os processos que explicam que o PSDB possa chegar a mais de duas décadas de comando do Palácio dos Bandeirantes.
“O PSDB tem uma monarquia hereditária. Alguém precisa entender o que acontece em São Paulo. A reeleição do Alckmin no primeiro turno é uma coisa verdadeiramente espantosa”, avaliou. Para ela, é difícil explicar como o governador obtém seu quarto mandato em meio a racionamento de água, denúncias de corrupção e problemas sérios na gestão pública, como a perda de qualidade do Metrô paulistano, alvo de denúncias de formação de cartel e pagamento de propina a políticos do PSDB.
“Por que fico estarrecida? Porque você teve milhares e milhares e milhares de jovens nas ruas pedindo em São Paulo mais saúde e mais educação. Se você pede mais saúde e mais educação, considera que são direitos sociais e que têm de ser garantidos pelo Estado. E aí você reelege Alckmin. Estou tentando entender como é possível você reivindicar aquilo que é negado por quem você reelege.”
Ela avalia que o PSDB trata políticas públicas não como direitos, mas como um produto que a população deve ter recursos financeiros para adquirir. Nesse sentido, entende também que uma parcela da sociedade paulista enxerga os avanços que teve ao longo de 12 anos de governo federal do PT não como uma melhoria no papel do Estado, mas como um mérito individual. “Não há nenhuma articulação entre a mudança de trabalhador manual para trabalhador de serviços e as mudanças sociais no país. É visto como uma ideologia de classe média, que é a do esforço individual.”
Marilena Chauí considera que ainda é cedo para estabelecer uma relação entre o saldo final das manifestações de junho e o alto número de abstenções e de votos brancos e nulos – 19,39% se abstiveram, 3,84% votaram em branco e 5,80% em nulo. De outro lado, ela avalia que o resultado geral das eleições de ontem, com crescimento de Aécio Neves (PSDB) na reta final da corrida presidencial e diminuição da representação dos trabalhadores no Congresso, tem um claro reflexo do trabalho feito pela mídia tradicional pela despolitização da sociedade.
“Uma das coisas que mais têm acontecido no país é um processo realizado pela grande mídia, tanto impressa como falada como televisiva, é um processo que vem vindo nos últimos oito anos, e sobretudo nos últimos quatro, de esvaziamento sistemático de toda e qualquer discussão política. Você tem a operação da comunicação por slogan e algumas imagens. Fora disso você não tem o verdadeiro debate político. Eu diria que os partidos políticos são responsáveis também pela ausência de um grande debate político. Ou porque não têm o que propor, ou porque não querem entrar neste debate.”
Ao clicar em enviar estou ciente e assumo a responsabilidade em NÃO ofender, discriminar, difamar ou qualquer outro assunto do gênero nos meus comentários no site do SindSaúde-SP.
Angela Aparecida Barban Rocha |
07/10/2014 |
a população paulista merece novamente esse tucano no governo, quem votou deve estar muito satisfeito com a educação, saude, segurança pública,com as privatizações,entrega dos serviços públicos,metro que ninguem mais consegue se locomover descentemente.
viva o PSDB mais uma vez. quando o povo paulista vai acordar.
Cara Marilena e funcionários da saúde!
Faço a mesma pergunta! Como? Outro dia ouvi algumas pessoas dizerem que votaram no 0.45 e perguntei por qual motivo ela acreditava na política do PSDB e o que tinha melhorado para elas? Não souberam responder! Apenas que ele era o melhor! PAsmem! O FHC disse que pobre não é burro o que lhe falta é informação. Então queria informar aos que elegeram o PSDB em São Paulo que poderá ser um governo bastante prospero!Torneiras de enfeites,caixas d´agua de poeira, Quadruplicação do número de pedágios pagos ida e volta, OSs para todas as cidades com suas (confrarias e seitas secretas no comando), mais metrô e mais aerotrem com pelo menos 300 km de corrupção, aumento de 5x os ganhos das empreiteiras nos pedágios, mais pontes fantasmas, ambulâncias escola,colete a prova de bala para todos, "detesta", poupasemtempo(prédios superfaturados),e muito pouca entrega de obras como nos anos de 20010-2014. Ah! vai ter corte de insalubridade para os readpatados e tem alguns que já disseram seu voto para presidente é 45 de novo. O Povo de SÃo Paulo quer mais! Apoia a encantadora hipnose tucana, que faz a roupa imunda parecer uma roupa de gala. Pronto a festa já vai começar! Pegue o seu traje e não se atrase. Dia 1 de janeiro tem posse PSDBista.Um bom futuro para você e quanto a nós nossos sinceros sentimento... O tempo há de trazer a verdade!
claudio eduardo rossi |
07/10/2014 |
A decisão foi tomada pensando: Incopetência X Petralas.
Votei no SCAF que é o único com perfil de administrador mas ainda prefiro de longe o PSDB do que o PT.
Alias, PT nunca mais!!!!
Cláudio
O POVO se manifestou no meio do ano o tempo todo, pra fazer MERDA nas urnas!!!
Como diz o cantor Gilberto Gil: OOO, OO... GENTE ESTÚPIDA, OOO, OO... GENTE HIPÓCRITA!!!
eu acho que o povo esta cada dia mais burro com todo respeito ao burro propriamente dito foi ´so melhorar de situação um pouquinho para se considerar da classe elite tanta ignorança só podia dar nisso
mauro martins bagestero |
07/10/2014 |
o povo gosta querida /que se dane mesmo .
Se o povo elegeu o desgoverno novamente, com certeza é porque merecem ficar sem saúde, sem metrô e sofrer todas as consequencias de terem votado junto com os engomadinhos, o problema é que quem não votou, tambem paga.
MAria Estella Teixeira da Fonseca |
07/10/2014 |
Como fica os aposentados da Secretaria da Saude que estao sem aumento no salario e no PI
E para completar reduziram o valor do artigo 133 de 200,00 para 70,00 sem nenhuma explicaçao
Nos ajude por favor mas 4 anos de governo corrupto
Paulo Ferraz do Nascimento |
07/10/2014 |
Da- lhe Alckmin..... Taka -lhe pau.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
luisa maia de landaburu silva |
07/10/2014 |
É NÃO DÁ PARA ENTENDER, ESTOU DESANIMADA COM TANTA BURRICE, EDUCAÇÃO EM BAIXA, HOLERIT QUE DÁ ATÉ VERGONHA DE MOSTRAR, E AGORA SEM ÁGUA, É SEM DUVIDA O FIM DA LINHA ELEGER ESSE GOVERNADOR EM 1ºTURNO PARABÉNS, PARA QUEM NÃO USA NENHUM SERVIÇO PÚBLICO(sEGURANÇA,EDUCAÇÃO,SAUDE E SANEAMENTO BÁSICO)VCS TEM UM ÓTIMO GOVERNADOR. DAQUI PRA PIOR POIS ELE NÃO PRECISA FAZER NADA PARA SE REELEGER.
jose eduardo berti |
07/10/2014 |
vcs do sindicato gostaram cade o meu premio incentivo retroativo e os 7% e o premio incentivo especial para quem não aderiu as 30 hs