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    Mínimo regional e piso do funcionalismo
    Autor: SINDSAUDE-SP
    10/12/2014

    Crédito Imagem:

    O Governador enviou para a Assembleia Legislativa os projetos que reajustam o salário mínimo regional e o piso do funcionalismo.

    Mínimo Regional

    O PL 1.381/14 propõe duas faixas para o salário mínimo regional: R$ 905,00 e R$ 920,00 para vigorar a partir de 01/01/2015.

    Piso do Funcionalismo

     O PLC 48/14 propõe um abono complementar variável ao funcionalismo estadual que receba como retribuição global mensal menos que R$ 928,00 em jornada de 40 horas; menos de R$ 696,00 em jornada de 30 horas.

    Na Saúde, recebem abono complementar auxiliar de serviços gerais, auxiliar de saúde, auxiliar de laboratório, auxiliar de radiologia, agente de saúde, oficial de saúde, motorista de ambulância. A retribuição global dessas categorias é menor do que o atual piso do funcionalismo.

    Com os novos valores propostos pelo PLC 48/14, outras categorias entram no grupo que recebe menos do que o piso do funcionalismo, como o oficial administrativo.

    No PLC, é considerada retribuição global mensal o somatório de todos os valores percebidos pelo servidor, em caráter permanente, tais como o vencimento, o salário, as gratificações incorporadas ou não, asseguradas pela legislação, excetuados o salário-família, o salário-esposa, o adicional por tempo de serviço, a sexta-parte, o adicional de insalubridade, o adicional de periculosidade, o adicional noturno, a Gratificação por Trabalho Noturno, o auxílio-transporte, o adicional de transporte, as diárias, a diária de alimentação, a ajuda de custo para alimentação, o reembolso de regime de quilometragem, o serviço extraordinário, a Gratificação pelo Desempenho de Atividades no POUPATEMPO, a Gratificação por Trabalho de Campo, a Gratificação por Atividades de Pagamentos Especiais – GAPE, prevista na Lei nº 14.016, de 12 de abril de 2010, e a Gratificação do Registro Mercantil – GRM, prevista na Lei Complementar nº 1.187, de 28 de setembro de 2012. Também não é considerado o Prêmio de Incentivo.

    Os projetos estão na Assembleia Legislativa. Se aprovados, devem entrar em vigor em 1º de janeiro de 2015.

    Texto do Projeto de Lei Complementar 48/14

    Dispõe sobre a concessão de abono complementar aos servidores, na forma que especifica.

    O GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO:

    Faço saber que a Assembleia Legislativa decreta e eu promulgo a seguinte lei complementar:

    Artigo 1º - Quando a retribuição global mensal do servidor for inferior aos valores fixados nos incisos I a III deste artigo, será concedido abono complementar para que sua retribuição global mensal corresponda a esses valores, na seguinte conformidade:

    I - R$ 928,00 (novecentos e vinte e oito reais), quando em Jornada Completa de Trabalho;

    II - R$ 696,00 (seiscentos e noventa e seis reais), quando em Jornada Comum de Trabalho;

    III - R$ 464,00 (quatrocentos e sessenta e quatro reais), quando em Jornada Parcial de Trabalho.

    § 1º - Para os servidores regidos pela Lei Complementar nº 1.157, de 2 de dezembro de 2011, sujeitos a Jornada Básica de Trabalho ou a Jornada Específica de Trabalho, o abono complementar a que se refere o “caput” deste artigo será calculado com base no valor previsto no inciso I deste artigo.

    § 2º - Para os fins do disposto neste artigo, considera-se retribuição global mensal o somatório de todos os valores percebidos pelo servidor, em caráter permanente, tais como o vencimento, o salário, as gratificações incorporadas ou não, asseguradas pela legislação, excetuados o salário-família, o salário-esposa, o adicional por tempo de serviço, a sexta-parte, o adicional de insalubridade, o adicional de periculosidade, o adicional noturno, a Gratificação por Trabalho Noturno, o auxílio-transporte, o adicional de transporte, as diárias, a diária de alimentação, a ajuda de custo para alimentação, o reembolso de regime de quilometragem, o serviço extraordinário, a Gratificação pelo Desempenho de Atividades no POUPATEMPO, a Gratificação por Trabalho de Campo, a Gratificação por Atividades de Pagamentos Especiais – GAPE, prevista na Lei nº 14.016, de 12 de abril de 2010, e a Gratificação do Registro Mercantil – GRM, prevista na Lei Complementar nº 1.187, de 28 de setembro de 2012.

    § 3º - Excetua-se da retribuição global mensal, para os fins do disposto neste artigo, o Prêmio de Incentivo previsto na Lei nº 8.975, de 25 de novembro de 1994, o Prêmio de Incentivo à Qualidade - PIQ, previsto na Lei Complementar nº 804, de 21 de dezembro de 1995, o Prêmio de Incentivo à Produtividade, previsto na Lei nº 9.352, de 30 de abril de 1996, o Prêmio de Incentivo à Produtividade e Qualidade - PIPQ, previsto na Lei Complementar nº 907, de 21 de dezembro de 2001, e o Prêmio de Desempenho Individual – PDI, previsto na Lei Complementar nº 1.158, de 2 de dezembro de 2011.

    Artigo 2º - O disposto nesta lei complementar aplica-se, nas mesmas bases e condições, aos servidores das Autarquias e aos inativos e pensionistas.

    Artigo 3º - As despesas decorrentes da aplicação desta lei complementar correrão à conta das dotações próprias consignadas no orçamento vigente, suplementadas se necessário.

    Artigo 4º - Esta lei complementar entra em vigor na data de sua publicação, produzindo efeitos a partir de 1º de janeiro de 2015.

    Texto do projeto de lei 1.381/14

    Revaloriza os pisos salariais mensais dos trabalhadores que especifica, instituídos pela Lei nº 12.640, de 11 de julho de 2007.

    O Governador do Estado de São Paulo:

    Faço saber que a Assembleia Legislativa decreta e eu promulgo a seguinte lei:Artigo 1º - Os artigos 1º e 2º da Lei nº 12.640, de 11 de junho de 2007, passam a vigorar com a seguinte redação:

    I - o artigo 1º:

    “Artigo 1º - No âmbito do Estado de São Paulo, os pisos salariais mensais dos trabalhadores a seguir indicados ficam fixados em:

    I - R$ 905,00 (novecento e cinco reais), para os trabalhadores domésticos, serventes, trabalhadores agropecuários e florestais, pescadores, contínuos, mensageiros e trabalhadores de serviços de limpeza e conservação, trabalhadores de serviços de manutenção de áreas verdes e de logradouros públicos, auxiliares de serviços gerais de escritório, empregados não especializados do comércio, da indústria e de serviços administrativos, cumins, “barboys”, lavadeiros, ascensoristas, “motoboys”, trabalhadores de movimentação e manipulação de mercadorias e materiais e trabalhadores não especializados de minas e pedreiras, operadores de máquinas e implementos agrícolas e florestais, de máquinas da construção civil, de mineração e de cortar e lavrar madeira, classificadores de correspondência e carteiros, tintureiros, barbeiros, cabeleireiros, manicures e pedicures, dedetizadores, vendedores, trabalhadores de costura e estofadores, pedreiros, trabalhadores de preparação de alimentos e bebidas, de fabricação e confecção de papel e papelão, trabalhadores em serviços de proteção e segurança pessoal e patrimonial, trabalhadores de serviços de turismo e hospedagem, garçons, cobradores de transportes coletivos, “barmen”, pintores, encanadores, soldadores, chapeadores, montadores de estruturas metálicas, vidreiros e ceramistas, fiandeiros, tecelões, tingidores, trabalhadores de curtimento, joalheiros, ourives, operadores de máquinas de escritório, datilógrafos, digitadores, telefonistas, operadores de telefone e de “telemarketing”, atendentes e comissários de serviços de transporte de passageiros, trabalhadores de redes de energia e de telecomunicações, mestres e contramestres, marceneiros, trabalhadores em usinagem de metais, ajustadores mecânicos, montadores de máquinas, operadores de instalações de processamento químico e supervisores de produção e manutenção industrial.” (NR);

    II - R$ 920,00 (novecentos e vinte reais), para os administradores agropecuários e florestais, trabalhadores de serviços de higiene e saúde, chefes de serviços de transportes e de comunicações, supervisores de compras e de vendas, agentes técnicos em vendas e representantes comerciais, operadores de estação de rádio e de estação de televisão, de equipamentos de sonorização e de projeção cinematográfica.” (NR).

    II - o artigo 2º:

    “Artigo 2º - Os pisos salariais fixados nesta lei não se aplicam aos trabalhadores que tenham outros pisos definidos em lei federal, em convenção ou acordo coletivo de trabalho, bem como aos servidores públicos estaduais e municipais, e, ainda, aos contratos de aprendizagem regidos pela Lei federal nº 10.097, de 19 de dezembro de 2000.” (NR)

    Artigo 2º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação, devendo produzir efeitos a partir de 1º de janeiro de 2015.

     










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Dalva Aparecida Dias Lima 10/12/2014
Eu nunca consegui aumento devido as gratificações,nem mesmo a promoção eu recebi,pode? Promover e não receber? Depois de mais de 23 anos de serviço público um salario base de 700,00 e não ter direito a aumento? Humilhação é a nossa recompensa, colegas.

DIRCEU APARECIDO ALONSO 10/12/2014
Todo ano a mesma coisa,isso não e positivável a de ter alguma lei que impeça o governo de fazer isso, esse valor 928,00 e pra ser salario base,no entanto ele pega esse valor e divide por dois ai o salario base fica metade,ai ele complementa com as gratificações para dar esse valor novamente de 928,00,gratificações essas que na aposentadoria não são encorporadas esperto esse governo,estamos nas mãos deles fazer oque todo ano a mesma coisa ,nem salario base,nem data base kkkkkkkk

maria da conceição s.silva 10/12/2014
CADÊ OO SINDICATO PARA LUTAR PELOS ADMINISTRATIVOS, PORQUE COM CERTEZA NÃO TEREMOS NENHUMA MIGALHA.....

ZENEIDE DOS SANTOS V LEMOS 10/12/2014
Os administrativos ficam de fora de novo, e os aposentados, quando será, já não tiveram no prêmio incentivo, que luta em.Já deram o seu suor. Agora só porque estão inativos ficam sempre de fora.Que jesus não os desampare.

neusa de fatima bernardi 10/12/2014
Este projeto se estende aos aposentados ou não? Quantos colegas aposentados ficaram sem aumento em 2014 porque não tinham prêmio de incentivo. Sinto falta do tempo que o governo anunciava aumento de forma igual, era tão bom mas cada cabeça uma sentença. Que Deus nos ilumine.

Maria Messias Guimaraes de Paula 10/12/2014
Eu acho que somando salário base e gratificações ninguém ganha menos que isso. Esse valor tinha que ser o salário base e não somar tudo. É muito esperto esse nosso Governador. E agora como fica os administrativos.