Laboratório que atende 100 mil pacientes do SUS por mês vira alvo de bandidos
    Autor: Portal IG
    12/01/2015

Unidade municipal localizada na zona leste de São Paulo sofreu um roubo e um furto desde o início de dezembro de 2014

Um laboratório clínico de São Paulo que atende cerca de 100 mil pacientes do SUS por mês virou alvo de bandidos na zona leste da cidade. Houve um roubo e um furto desde o início de dezembro de 2014. Funcionários relatam mais crimes no local. Na madrugada de domingo (4) para segunda-feira (5), os ladrões levaram uma impressora, 16 microcomputadores e 23 monitores de LCD. A Prefeitura garante que os usuários não foram prejudicados diretamente pelos crimes.

A unidade, Laboratório Casa Pintada ou Laboratório II de São Miguel Paulista, é responsável por centralizar dados de exames como hemogramas, de HIV, tuberculose, hepatite, entre outros.

A Coordenadoria Regional de Saúde Leste, onde o laboratório está localizado, foi ao local averiguar os prejuízos. "O atendimento aos munícipes não foi prejudicado, já que as coletas de materiais para exames laboratoriais são realizadas nas Unidades Básicas de Saúde e encaminhadas a outro laboratório. Cabe ressaltar que não houve nenhuma alteração no atendimento de pacientes para a realização de coleta", esclareceu.

As demandas foram encaminhadas ao laboratório AFIP Medicina Diagnóstica, que mantém convênio com o município. Os pacientes, observa a Secretaria Municipal de Saúde, não precisarão se deslocar até o Bosque da Saúde, na zona sul, ou na Vila Clementino, na região central, onde a AFIP mantém unidades físicas. As coletas e os respectivos resultados serão enviados às unidades básicas de saúde de origem.

A coordenadoria, que fez uma reunião no local nesta terça-feira (6), foi procurada pela reportagem e evitou entrevistas. No encontro, pleitou mais segurança no local e está atuando para que pelo menos três novos computadores possam ser colocados em funcionamento na unidade emergencialmente.

"A gerência do serviço reiterou pedido de intensificação da ronda da Polícia Militar em razão de um furto ocorrido em 4 de dezembro de 2014. Na ocasião, foram subtraídos do laboratório três computadores e uma impressora", diz, em nota, a Secretaria Municipal de Saúde, esclarecendo ainda que, por contrato, o serviço terceirizado de vigilância fica responsável pela reposição dos equipamentos furtados.

Mais crimes

No mês passado, uma médica teve uma bolsa furtada de dentro da Assistência Médica Ambulatorial (AMA) que funciona no mesmo terreno, assim como uma Unidade Básica de Saúde.

Também houve uma tentativa de roubo de carro de uma funcionária no estacionamento que, embora privativo, é utilizado sem reserva por qualquer pessoa, mesmo sob alerta do único segurança do local, que acaba desafiado pelos usuários. A Secretaria Municipal de Saúde não confirma as duas ocorrências.

Funcionários ouvidos pela reportagem do iG relataram que jovens ingressam no local e servem de informantes aos marginais. Um integrante do corpo de funcionários chegou a expulsar um desses jovens recentemente. Em represália, um grupo ficou na porta da unidade aguardando a saída do servidor para ameaçá-lo.

Os seguranças - um diurno e outro noturno - pertencem a uma empresa terceirizada e trabalham desarmados. Na noite de segunda para terça-feira, um deles ficou dentro da unidade para prevenir novas ações de bandidos.

Os funcionários também pedem a poda das árvores que ficam nos fundos do terreno e que podem servir de esconderijo para bandidos. A Guarda Civil Metropolitana (GCM) comunicou que não pode manter uma viatura no local, mas que as rondas serão intensificadas.

Nos fundos da unidade há uma Delegacia da Policia Civil. O roubo do final de semana e a ocorrência do dia 4 de dezembro do ano passado foram registrados no local.

Mais informações no link abaixo:

Por Anderson Passos - iG São Paulo