Notícia
Sem aviso prévio, a direção do Hospital Psiquiátrico Juquery determinou, no dia 13 deste mês, que o Núcleo de Atendimento Psico-social irá atender exclusivamente a pacientes ambulatoriais e não mais aos funcionários do hospital.
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O setor oferecia atendimento ambulatorial à comunidade de Franco da Rocha (situada a 45 quilômetros da capital paulista) e a funcionários da instituição que tratam desde doenças mentais até problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas.
O fechamento da unidade coloca em evidência uma situação que a direção do hospital nega: há funcionários que acabam se tornando pacientes do Juquery. Reportagem do iG publicada em dezembro passado flagrou ao menos duas pessoas em tratamento.
A Secretaria Estadual de Saúde não respondeu ao questionamento do iG sobre quantas pessoas e quantos funcionários são atendidos na unidade, nem sobre quantos servidores atuam no Núcleo de Atendimento Psico-social.
Veja imagens do Hospital Juquery, em Franco da Rocha/SP:
Resposta da Secretaria
A reportagem questionou a Secretaria Estadual de Saúde, que esclareceu que o Núcleo de Atendimento Psico-Social destinado aos pacientes não será desativado e que será criado um novo mecanismo para atender os funcionários.
"O hospital fará apenas um redirecionamento interno do serviço em relação ao atendimento dos funcionários, que passarão a ser acolhidos por um Núcleo de Saúde do Trabalho que já está em fase de implantação na unidade", esclarece a pasta.
A Secretaria Estadual de Saúde aponta ainda que, além do núcleo de atendimento - que já está em operação no próprio Juquery - os funcionários do hospital ainda têm direito, de forma gratuita, à assistência médica oferecida pelo governo do Estado por meio do Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual).
http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/sp/2015-02-24/juquery-fecha-ambulatorio-que-atendia-funcionarios.html