Intransigência no Hospital Penteado e cerceamento da liberdade sindical
    Autor: SINDSAUDE-SP
    27/03/2015

Crédito Imagem: SINDSAUDE-SP

Como nos tempos da ditadura, direção do Hospital Penteado proíbe entrada do SindSaúde-SP no hospital. Os trabalhadores estão em plena Campanha Salarial e foram impedidos de conversar com delegados sindicais de base e direção do SindSaúde-SP que representa a categoria junto ao Governo Alckmin.

O Sindicato está tomando as providências cabíveis e denunciando a intransigência e autoritarismo da direção do Penteado que não é diferente da postura do Governo Alckmin e seus auxiliares. O desrespeito do governo Alckmin com o trabalhador público da saúde e o SindSaúde-SP é parte do descaso com toda a população do estado de São Paulo.

A data-base da categoria é 1º de março. Desde que a lei da data-base foi aprovada em 2006 o Governo do Estado nunca respeitou essa lei. Para piorar, em fevereiro, baixou um decreto proibindo qualquer reajuste salarial para todo o funcionalismo em 2015. No entanto, em dezembro, o governador aprovou aumento de 5% a 18% para seu próprio salário, o do vice-governador e de seus secretários de estado.

A pauta de reivindicações da categoria já foi enviada para o Governo do Estado, Secretaria da Saúde, do Planejamento e Gestão, com pedido de abertura de negociações. Também foi enviada para a Assembleia Legislativa de São Paulo e outros diversos órgãos e entidades.

Constam da pauta: reposição de perdas salariais dos últimos 4 anos, correção da inflação dos últimos 12 meses, aumento real de 2%, vale refeição de R$ 31,00, entre outras importantes reivindicações da Saúde, incluindo administração direta, autarquias, fundações, municipalizados, Iamspe, DPME, presídios e aposentados.

Veja abaixo o teor do ofício da direção do Hospital entregue ao SindSaúde-SP:

Diretoria de Enfermagem
    Diretoria de Apoio Clínico
    Diretoria GTGH
    Diretoria Divisão Médica
    STRH
    Diretoria Técnica de Saúde III

Comunicado interno

Informamos que esta diretoria tem recebido reclamações de funcionário quanto à atividade sindical dentro dos setores de trabalho durante o período de expediente.
    Assim, orientamos que novas diretrizes sejam implantadas, a fim de não prejudicar o trabalho e a assistência de saúde prestada.
    Solicitamos que a vigilância interna não permita a circulação de pessoas estranhas ao setor.
    Qualquer abordagem aos funcionários poderá ser feita fora do seu horário de trabalho e nas áreas externas do hospital.

Siu Lum Leung
    Diretor Técnico de Saúde III