Denúncia contra compra de precatórios
    Autor: SINDSAUDE-SP
    25/05/2015

Crédito Imagem: SINDSAUDE-SP

Trabalhadores da Saúde perderam cerca de 70% do valor que teriam direito a receber por processo trabalhista ganho pelo Sindicato

O SindSaúde-SP entregou à Procuradoria Geral da Justiça de São Paulo, 21/05, denúncia contra a compra de precatórios que tem prejudicado trabalhadores públicos estaduais da saúde e solicitou fiscalização pelo órgão sobre o processo para que outros trabalhadores não sejam lesados.

Embora a compra de precatórios seja um negócio considerado legal, os valores que trabalhadores da saúde têm recebido são irrisórios, com perdas acima de 70% do que teriam direito a receber.

Em um dos casos denunciado ao Sindicato, o trabalhador teria a receber mais de 40 mil reais. Vendeu seu precatório por 8 mil reais e perdeu 32 mil reais. Quando soube um mês depois que o pagamento pelo mesmo processo havia sido liberado e tomou conhecimento do valor real, se sentiu ludibriado e denunciou o caso ao Sindicato.

Como isso acontece?

Empresas especializadas na compra de precatórios oferecem o negócio aos trabalhadores, em geral por meio de cartas e telefonemas insistentes, formas conhecidas na venda de produtos ou serviços. O trabalhador da Saúde, com baixo salário, precisando do dinheiro e cansado de esperar pela justiça, acaba vendendo seu precatório com deságio.

A empresa compradora negocia com o trabalhador o valor base do precatório, sem falar dos juros e correções monetárias a que tem direito. No exemplo citado acima, o valor do precatório era de 23 mil reais. O trabalhador recebeu 8 mil reais que pareceu a ele um bom negócio. Porém como a maioria dos processos é antiga, o valor da correção a ser pago é alto e a diferença é aviltante.

Além disso, nos últimos anos a justiça implementou medidas para agilizar o pagamento dos precatórios alimentares, como pagamento de pequenos valores ou para trabalhadores com mais de 60 anos, entre outras. Com isso a compra de precatórios se tornou um negócio mais lucrativo, atraindo mais empresas e, na disputa por clientes, mais pressão sobre o trabalhador.

O documento foi entregue pelo presidente do SindSaúde-SP Gervásio Foganholi, acompanhado do advogado da entidade Aparecido Inácio, ao subprocurador geral de Justiça Nilo Spinola Salgado Filho que ouviu o Sindicato e informou que analisará a representação e encaminhará o caso para as promotorias criminais para que, se for o caso, providências sejam tomadas. Também sugeriu ao SindSaúde-SP que alerte o trabalhador da saúde para que, antes de vender seu precatório, fale com seu sindicato.

O SindSaúde-SP também levará a denúncia ao Tribunal de Justiça de São Paulo.

SUELY REGINA DE OLIVEIRA 25/05/2015
Meu Deus!, como pode uma empresa especializada em enganar o trabalhador conseguir receber os precatórios, enquanto ao nosso SINDSAUDE só resta denunciar e aos associados continuarem na espera.

Adalberto de Carvalho 25/05/2015
Neste momento apesar dos apertos que passamos o melhor ainda é ter paciencia na espera do processo a ser recebido para nao ficar no prejuizo depois, espero ainda para este ano o pagto do PI dos municipalizados de 1997, se nao rolar mesmo assim fico no aguardo dele, sei que um dia vai sair dentro ou proximo daquilo que espero.Parabens ao Sindsaude pela posição e atitude tomada.

julio de jesus angelo 25/05/2015
infelizmente estamos vivendo no brasil, quem pode mais chora menos temos que dar um basta nisso tudo. Como nos podemos saber se temos precatorio a receber? por favor envie a resposta. obrigado