Denúncia contra compra de precatórios à OAB - SP
    Autor: SINDSAUDE-SP
    24/06/2015

Crédito Imagem: SINDSAUDE-SP

Trabalhadores da Saúde perderam cerca de 70% do valor que teriam direito a receber por processo trabalhista ganho pelo Sindicato

O SindSaúde-SP dando continuidade, entregou à OAB - SP denúncia contra a compra de precatórios que tem prejudicado trabalhadores públicos estaduais da saúde e solicitou fiscalização pelo órgão sobre o processo para que outros trabalhadores não sejam lesados.

Embora a compra de precatórios seja um negócio considerado legal, os valores que trabalhadores da saúde têm recebido são irrisórios, com perdas acima de 70% do que teriam direito a receber.

Em um dos casos denunciado ao Sindicato, o trabalhador teria a receber mais de 40 mil reais. Vendeu seu precatório por 8 mil reais e perdeu 32 mil reais. Quando soube um mês depois que o pagamento pelo mesmo processo havia sido liberado e tomou conhecimento do valor real, se sentiu ludibriado e denunciou o caso ao Sindicato.

Como isso acontece?

Empresas especializadas na compra de precatórios oferecem o negócio aos trabalhadores, em geral por meio de cartas e telefonemas insistentes, formas conhecidas na venda de produtos ou serviços. O trabalhador da Saúde, com baixo salário, precisando do dinheiro e cansado de esperar pela justiça, acaba vendendo seu precatório com deságio.

A empresa compradora negocia com o trabalhador o valor base do precatório, sem falar dos juros e correções monetárias a que tem direito. No exemplo citado acima, o valor do precatório era de 23 mil reais. O trabalhador recebeu 8 mil reais que pareceu a ele um bom negócio. Porém como a maioria dos processos é antiga, o valor da correção a ser pago é alto e a diferença é aviltante.

Além disso, nos últimos anos a justiça implementou medidas para agilizar o pagamento dos precatórios alimentares, como pagamento de pequenos valores ou para trabalhadores com mais de 60 anos, entre outras. Com isso a compra de precatórios se tornou um negócio mais lucrativo, atraindo mais empresas e, na disputa por clientes, mais pressão sobre o trabalhador.

O documento foi entregue pelo Secretário de Assuntos Jurídicos do SindSaúde-SP Rinaldo de Novaes Gomes, acompanhado do advogado da entidade Aparecido Inácio, a Presidenta em exercício da OAB-SP Drª Ivette Senise Ferreira e a Diretora da OAB-SP Drª Tallulah Kobayashique se prontificaram em dar prosseguimentos e averiguar nossas denúncias.

silmara cristina barbosa 24/06/2015
Também é melhor vender os precatórios e gozar do dinheiro em vida do que esperar por mais de dez anos um dinheiro que o trabalhador deveria usufruir quem recebe é os familiares porque tudo que vem do governo demora uma eternidade porque quando é pra tirar da gente no mês seguinte já é descontado em folha agora pra pagar a gente morre e não vê a cor do dinheiro ex: só o PI atrasado acho que já vai para uns quinze anos esperando e assim os funcionários da saúde vive de migalhas.