SindSaúde participa de audiência pública.
    Autor: SindSaúde
    31/08/2015

Crédito Imagem: SindSaúde

Tendo o diretor Victor Coque, responsável pela subsede do Vale do Paraíba, como representante do SindSaúde participamos de audiência pública sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
    É o nosso sindicato participando de todas as instâncias para representar o trabalhador público da saúde no Estado.

Veja abaixo a íntegra do discurso apresentado pelo nosso diretor Victor Coque:

Senhor presidente senhores Deputados e autoridades presentes um bom dia a todos
    Em 25 de fevereiro de 2015 o Governo do Estado editou o Decreto n°61.132 proibindo o reajuste salarial para todo o funcionalismo incluindo ai os funcionários da Saúde representados pelo SindSaúde-SP decreto este que Não impediu o aumento de 05% a 18% do Governador e de seus Secretários no inicio do ano, ou seja para uns tudo e para outros nada sendo que nos últimos quatro anos nossas perdas salariais chegam a 24% já tivemos varias reuniões na secretaria de Estado da Saúde e até o momento nenhuma contra proposta a Nossa Pauta de reivindicação esse ano novamente mesmo tendo a data base em 01 de março em lei aprovada pelos senhores o governo do Estado não nos deu nenhum centavo de reajuste e Também o nosso Tict alimentação continua sendo de 08 reais ou seja reajuste 00 e assim como no ano Passado vimos novamente solicitar aos senhores que façam emendas ao Orçamento prevendo aumento aos profissionais da saúde do Estado de são Paulo visto que o governo do Estado não tem uma Política salarial para os  funcionários da Saúde.
     E mais com o desmonte da SUCEN no Estado as endemias como a dengue vem aumentando cada vez mais na nossa região pois não se investe mais na prevenção devido a falta de recursos humanos a SUCEN perdeu essa capacidade e também a municipalização do serviço em alguns Municípios assim como o desmonte das Regionais de saúde deixando para os municípios o dever de cuidar da Saúde do Cidadão pois o Estado AL invés de mandar verba para os municípios ele manda para as Santas Casas a fundo perdido não que eu seja contra mas se a verba é publica ela deve ser usado primeiro no setor publico visto que nas santas casas o controle social não tem como fiscalizar a melhor aplicação desse dinheiro e é um ente privado.Outra coisa que eu gostaria de comentar é com relação a terceirização da saúde na nossa região visto que ate o momento não melhorou a saúde na região como um todo e também como nas santas Casas o controle social não tem como saber como é gasto o dinheiro que é publico pois sendo uma entidade privada ela não tem a obrigação de prestar contas de seus gastos ao conselho Municipal de saúde como acontece com os Municípios.
    A falta de recursos humanos tem prejudicado a todos pois o funcionário que pede a contagem de tempo para se aposentar esta a esperar de um ano a um ano e meio e o atendimento na farmácia de alto custo esta Precário sem contar o deslocamento dos Municípios que hoje é muito maior do que era antes. No litoral tem funcionário indo fazer Pericia em são Paulo por falta de perito na Região.
    Gostaríamos de comentar também com relação aos Ceamas pois devido o governo do estado não cumprir com os 2% dos recursos tem faltado recursos para a implantação de novos Ceamas na região portanto vimos solicitar dos senhores emendas ao orçamento para que pelo menos os 2% seja garantido e Também a contratação de servidores através de concurso Publico para suprir a deficiência de recursos humanos nas DRS e Sucen na nossa Região.
    Portanto senhores precisamos rever a Política de Estado para a saúde não só na nossa região mas no Estado como um todo.
    Atenciosamente.
    Vitor Cóque Diretor regional do SindSaúde-SP no vale do Paraíba  Litoral norte e Serra da Mantiqueira fone de Contato (012) 39112725 ou (011) 992475592

Vitor Cóque 31/08/2015
Pois é carlos so que cabe a nós direção deste sindicato fazer a nossa parte e continuar lutando pelos direitos daqueles que nós representamos.

CARLOS GONCALVES DE OLIVEIRA 31/08/2015
Caro Victor Coque; Quero parabenizá-lo pelo discurso feito em tão oportuna ocasião, Audiência Pública sobre a Lei de Diretrizes Orçamentária, mas o que você relatou a esses Deputados, nada vai ser feita. Se eles, Deputados, colocarem quaisquer coisas no Orçamento do Estado para 2016, visando aumento salarial para os funcionário da Saúde, o dito cujo, Governador, "v e t a", pode ter certeza disso. Isso, se eles, Deputados, colocarem, coisa que também não acredito. Eles só legislam em causa própria. São uns... Deixa pra lá...