Fundação Butantan está há 87 dias sem cumprir sentença do TRT de SP
    Autor: Rede Brasil Atual
    21/09/2015

Em junho, TRT legitimou greve contra mudança de enquadramento sindical, confirmou Químicos como sindicato e vetou demissões; salários e benefícios, porém, foram reduzidos e três perderam o emprego

A Fundação Butantan, entidade de direito privado que administra a pesquisa, produção e finanças do Instituto Butantan, vinculado à Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, está há 87 dias descumprindo determinação da Justiça do Trabalho. Em audiência em 24 de junho, o desembargador Francisco Ferreira Jorge Neto, da 14ª Turma do Tribunal  Regional do Trabalho (TRT) da 2ª Região decidiu que o Sindicato dos Químicos e Plásticos de São Paulo é a entidade que representa os trabalhadores da Fundação. Além disso, deu estabilidade de 90 dias no emprego a partir da decisão, mandou a direção ressarcir os descontos dos salários dos trabalhadores em greve e o respeito às cláusulas do acordo coletivo assinado entre o Butantan e a entidade sindical.

A decisão se refere à greve deflagrada em 8 de maio, quando empregados de setores ligados à administração, pesquisa e produção de vacinas e soros, que atuam dentro do Instituto Butantan. A paralisação foi decidida como protesto contra a mudança do enquadramento sindical imposta pela direção da Fundação Butantan.

Leia mais no link abaixo: