Audiência Pública do Orçamento 2016 na Região Metropolitana de Sorocaba
    Autor: SindSaúde-SP
    22/09/2015

Realizada no dia 14 de setembro de 2015, na Câmara Municipal de Sorocaba, a Audiência Pública do Orçamento do Estado de SP referente a 2016. A pequena quantidade de participantes evidenciou o descrédito quanto ao atendimento das questões e propostas apresentadas; conforme demonstrado pelo Vereador Izidio de Brito (PT), que apresentou as onze propostas aprovadas em 2015 e que não foram cumpridas pelo governo do estado de SP; nesse mesmo sentido foi a fala do Vereador Marinho Marte (PP). Representaram o Sindsaúde/SP- Subsede Sorocaba  André Antonio Fonseca Diniz ( Secretario de Imprensa e Divulgação Regional, Conselheiro Municipal de Saúde- representando os/as trabalhadores/as da Saúde e Delegado Sindical de Base do Hospital Francisco Ribeiro Arantes – HFRA/Itu) , Luciana Vieira (Diretora Regional do Sindsaúde/SP) e Maria do Amparo de Oliveira (Diretora da Secretaria de Formação do Sindsaúde/SP). As propostas apresentadas foram: investimento na administração direta da Saúde (contra privatizações e terceirizações) e contratação via concurso público, reposição das perdas salariais e aumento real de salário, aumento no valor do vale alimentação e plano de cargos, carreiras e salários para o funcionalismo público. Durante a apresentação de propostas os representantes do Sindsaúde/SP deixaram claro que há décadas o funcionalismo vem sofrendo desvalorização e sucateamento e que, portanto,  enfrentamos crise há décadas no Estado de SP. Também foram denunciadas as faltas de condições de trabalho, a suspensão do fornecimento de galões de água, falta de local adequado para funcionários/as fazerem suas refeições e explosão de caixa eletrônico no Conjunto Hospitalar de Sorocaba. Também foram lembrados o aumento que o governo do estado de SP se autoconcedeu e, posteriormente , decretou que não haveria aumento para o funcionalismo, portanto utilizar “a crise econômica nacional” é oportunista. Membros de comissão que procuraram o Secretario da Saúde, incluindo políticos do PSDB na região , reclamaram do descaso e desrespeito do governo em relação as questões apresentadas por eles, referentes aos problemas da Saúde na região. Os representantes do Sindsaúde/SP- Subsede Sorocaba não tiveram suas imagens publicadas no site da Alesp. Por que será?

Foram apontados para investimento no orçamento 2016: Saúde – 24%, Educação – 16% e Assistência Social – 10%.