CUT antecipa direção e quer congresso pela unidade da esquerda
    Autor: Rede Brasil Atual
    02/10/2015

Crédito Imagem: Rede Brasil Atual

Central apresenta proposta de executiva que será submetida aos 2.400 delegados que participarão do congresso nacional. Segundo o presidente, momento é de enfrentar uma "direita hostil e truculenta"

A 12 dias do início de seu congresso nacional, a CUT antecipou sua chapa única, que será submetida aos 2.435 delegados, para, segundo explica, concentrar esforços na discussão da conjuntura política e na apresentação de uma política econômica "popular", em contraponto à aplicada atualmente pelo governo. Segundo o presidente da central e candidato à reeleição, Vagner Freitas, a preocupação é preparar o "enfrentamento" contra o conservadorismo e defender a unidade da esquerda. Neste momento, diz o dirigente, os movimentos sociais estão diante de uma "direita hostil e truculenta".

A apresentação prévia de uma chapa é inédita em congressos da CUT, que costuma fazer essa discussão durante o evento. A nova direção, que será proposta no congresso, passa a ter 44 integrantes, sendo 22 homens e 22 mulheres – a paridade de gênero, implementada este ano, foi decisão do congresso anterior, em 2012. Já foi aprovada nos 27 congressos estaduais, conforme destacou o secretário-geral da entidade, Sérgio Nobre. Entre os novos nomes, figuram na direção executiva as presidentas do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Juvandia Moreira, e do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), Maria Izabel Azevedo Noronha, a Bebel.

Leia mais no link abaixo: