Dilma anuncia corte de oito ministérios
    Autor: CUT
    02/10/2015

Crédito Imagem: CUT

Presidenta cortou 10 pastas e criou outras duas. Ministros terão salários reduzidos em 10%

Na manhã desta sexta-feira (02), a presidenta Dilma Rousseff (PT) anunciou oficialmente a reforma ministerial. Ao todo, foram cortadas 10 pastas e criadas outros duas. Dessa forma, haverá uma queda de 39 para 31 ministérios.

Com a nova formação, o PMDB chegou a sete ministérios, se aproximando do PT, que acumula nove. PTB, PSD, PDT, PCdoB, PRB, PP e PR ficaram com uma pasta cada. Nove ministros não são filiados a partidos.

"O Estado brasileiro, em especial o Executivo, deve estar preparado para assumir uma dupla função. De um lado, ser o parceiro da iniciativa privada. E de outro assegurar igualdade de oportunidades a todos os cidadãos e cidadãs brasileira. Por isso, melhorar a gestão publica federal é um desafio constante", afirmou Dilma, antes de anunciar os nomes que iriam compor o novo corpo ministerial.

De acordo com o governo, a economia com os cortes nos ministérios será de R$ 200 milhões por ano. Para colaborar com esse valor, Dilma anunciou que os ministros terão um corte de 10% em seus salários, que 3 mil cargos comissionados foram cortados,  30 secretarias deixaram de existir e imposição de limite nos gastos com viagens, telefones e diárias de funcionários e ministros.

Para justificar os cortes e a economia, a presidenta afirmou: “Nós estamos num momento de transição de um ciclo para um outro ciclo, de expansão, que vai ser profundo, sólido e durador. Quero dizer que, apesar de termos feito profundos cortes no Orçamento, fizemos cortes significativos nas despesas, quero dizer que continuamos implementando políticas fundamentais para nossa população.”

Confira a relação de ministros do governo:

Casa Civil: Jaques Wagner

Comunicação Social: Edinho Silva