Sindicato dos Metroviários chama ato contra privatização do Metrô
    Autor: Sindicato dos Metroviários SP
    20/10/2015

A Linha 4-Amarela do metrô já é privatizada e Alckmin já declarou que quer também entregar a Linha 5 para os empresários, inclusive o trecho que está em funcionamento. O objetivo do governador é privatizar todo o metrô e ele está “preparando” todas as áreas para isso. É preciso resistir! É preciso resistir!

Na Linha 4 não existem Operadores de Trem e tudo indica que os monotrilhos também não terão esses profi ssionais. O governo estadual já declarou que pretende acabar com os OTs nas Linha 5 e 2 até o fi nal deste ano, com a implantação do CBTC. É uma medida para preparar a privatização: cortar postos de trabalho, para depois entregar o metrô “enxuto” para a iniciativa privada. Também para diminuir o efetivo, o governo está implantando o sistema SAP, que é um software administrativo que gerencia inclusive a parte de logística. Vários setores da Administração já estão sendo “enxugados” e, para cada serviço, o Metrô faz contrato específico.
    Com relação às bilheterias, o objetivo de Alckmin é privatizá-las, o que também provocaria diminuição dos postos de trabalho.
    Na manutenção está ocorrendo a contratação de empresas para a reforma de trens. O Metrô contrata mão de obra específi ca para cada serviço por meio das empresas fabricantes e diminui alguns tipos de manutenção feitos pelos próprios metroviários.
    A segurança patrimonial do Metrô já é terceirizada e houve a pulverização dos postos de trabalho dos ASMs, com a consequente diminuição do efetivo em cada área. Um passo que facilita o fi m de um corpo de segurança próprio. O Comitê em Defesa do Metrô Estatal está realizando várias atividades contra a privatização. É muito importante a sua participação nelas.