Notícia
7,7 milhões de candidatos farão o exame, utilizado como método de ingresso em universidades públicas
São Paulo – A TV dos Trabalhadores (TVT), emissora educativa, cultural e sem fins lucrativos, transmitirá ao vivo a correção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no próximo final de semana (24 e 25), entre 18h e 22h. Por meio de uma parceria entre o Cursinho da Poli e a Escola Livre de Formação Integral Dona Lindu, professores farão uma avaliação das questões, além de dar informações aos estudantes sobre os processos seletivos que utilizam a nota da prova.
Neste ano, 7,7 milhões de candidatos farão o exame, utilizado como método de ingresso em universidades públicas e de acesso a programas sociais, como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
A TVT pode ser sintonizada em São Paulo e Grande São Paulo no canal 8.1, no ABC paulista pelo canal 12 da NET, e em Mogi das Cruzes e região, pelo canal 13 da NET. Além disso, a correção das provas também será transmitida online na página da RBA.
A emissora é o primeiro canal aberto de televisão obtido por entidades de trabalhadores, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Ela começou a ser planejada por dirigentes e militantes da democratização da comunicação em 1980, porém só foi viabilizada em 2010, com a concessão de uma unidade geradora, em Mogi das Cruzes.
O projeto é mantido pela Fundação Sociedade, Comunicação, Cultura e Trabalho, entidade cultural sem fins lucrativos mantida pelo sindicato. Hoje, a TVT conta com a participação de outras entidades de trabalhadores, como o Sindicato dos Bancários de São Paulo, e desenvolve estreita parceria com a Rede Brasil Atual para o compartilhamento de produção editorial.
Entre os inscritos no Enem 2015, 2,6 milhões farão o teste pela primeira vez. Ao todo, 45,48% se declararam pardos, 37,16% brancos, 12,69% pretos, 2,05% amarelos e 0,58% indígenas. Além disso, 278 estudantes transexuais solicitaram e terão o direito a usar o nome social.
Nos dias do Enem, os portões dos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h, com a tradicional pontualidade. Serão 14.455 endereços de aplicação em todos os estados do país e no Distrito Federal. É recomendado que os candidatos façam uma visita prévia ao local, para garantir a chegada para a prova.