CUT reivindica abertura de 1 milhão de empregos
    Autor: AGÊNCIA CUT
    09/10/2003

A Central Única dos Trabalhadores, CUT, reivindicou, durante audiência ontem com o presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a abertura de pelo menos 1 milhão de postos de emergência em tipos de frentes de trabalho. A reunião durou duas horas. Participaram também do encontro os Ministros Jacques Wagner (Trabalho) e Luiz Dulce (Secretário Geral da Presidência), seis membros da Executiva Nacional da CUT, além do presidente da CUT do Distrito Federal.

Luiz Marinho abriu a reunião reconhecendo as iniciativas do governo em retomar o crescimento, mas expôs as preocupações da Central quanto às crescentes taxas de desemprego, principalmente após o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, ter divulgado os índices de agosto. “Embora a economia comece a dar sinais de recuperação, sabemos que qualquer reflexo só irá ser percebido ao final do primeiro semestre do ano que vem”, disse Marinho ao Presidente. O sindicalista chegou a propor que o governo federal investisse inicialmente em municípios de até 300 mil habitantes, onde fossem constatado “bolsões de miséria”.

Lula fez um balanço sobre as iniciativas do governo em combater o desemprego, mas admitiu o diagnóstico cutista e designou aos ministros que realizassem um estudo para viabilizar a proposta, mas comprometeu-se em dar uma resposta somente no final de outubro ou na primeira semana de novembro.