Ministério da Saúde afirma que 199 municípios estão em situação de risco
Autor: Rede Brasil Atual
25/11/2015
Crédito Imagem:
No ano, até o último dia 14, foi registrado 1,5 milhão de ocorrências, um aumento de 176% em comparação com o mesmo período em 2014
São Paulo – O Ministério da Saúde divulgou hoje (24) que 199 municípios estão em situação de risco para a dengue. O Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti(LIRAa) apontou que houve aumento nos casos da doença neste ano. No ano, até dia 14 deste mês, foi registrado 1,5 milhão de ocorrências, um aumento de 176% em comparação com igual período de 2014.
O ministro da Saúde, Marcelo Castro, afirmou que a atual pauta do governo é passar a informação dos métodos de prevenção de novos casos à população. "Nós temos uma situação potencializada, com um problema de grande dimensão. Para enfrentar esta situação, precisamos de uma ação conjunta do governo federal, estadual e municipal, além de especialistas. A sociedade também deve estar envolvida neste processo, ficando atenta às medidas para combater o Aedes aegypti, que agora, passa a ser uma ameaça ainda maior."
Além de apresentar o levantamento, o ministro também anunciou a campanha de combate ao mosquito, o balanço da dengue e chikungunya, além da investigação dos casos de microcefalia.
Segundo Marcelo Castro, o governo acompanha novas medidas de combate à dengue e ao mosquito Aedes aegypti, mas reforçou o apelo para a participação da população. "São iniciativas novas que devem ser estudadas antes de ser disponibilizadas à população. No momento, devemos atacar, de maneira efetiva, o mosquito da dengue. Não podemos perder o foco. Essa é uma luta em que sozinhos não seremos vitoriosos, portanto, precisamos da participação de toda a sociedade brasileira."
De acordo com os dados apresentados, das 1.792 cidades visitadas, além das com situação de risco, 665 estão em nível de alerta. Das capitais estaduais que tiveram o acompanhamento, apenas Rio Branco está em estado de risco.
Para o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Antônio Nardi, o mapeamento é um retrato da situação das áreas endêmicas em cada município e deve ser usado para desencadear ações de combate ao mosquito. O secretário tem a ideia de estabelecer em todo sábado o Dia D de combate ao mosquito à dengue.
Balanço
Até o último dia 14, a região Sudeste registrou 63,6% (975.505 ocorrências) do 1,5 milhão de casos de dengue, seguida das regiões Nordeste (278.945 ocorrências), Centro-Oeste (198.555), Sul (51.784 casos) e Norte (30.143).