DIA INTERNACIONAL DA MULHER: É PRECISO AVANÇAR MAIS NA LUTA !
    Autor: SindSaúde-SP
    08/03/2016

O dia 8 de março é um dia dedicado à consciência feminina de toda a humanidade: homens e mulheres, crianças e adultos, ocidentais e orientais, as diversas raças e etnias etc.

Não é um dia de “comemorações" mas um momento para tornar a nossa memória ativa sobre o lugar que as mulheres ocuparam e ocupam em nossas sociedades.

Se a situação melhora em alguns aspectos, agravam-se em outros, tais como a violência, o assassinato de lideranças camponesas, o aumento do estupro, o crescimento do assédio moral e sexual no trabalho, a dupla e tripla jornada de trabalho, que continuam a sobrecarregar a maioria das mulheres trabalhadoras, o preconceito e a discriminação de gênero, de raça, geracional e de orientação sexual, sem contar a violência com as mulheres idosas.

No Brasil, importantes conquistas vão se firmando no âmbito dos direitos civis e sociais, particularmente com a Lei Maria da Penha, o Programa Bolsa Família, e a própria criação da Secretaria Nacional das Mulheres, no plano federal. A atuação dos sindicatos de trabalhadoras e trabalhadores tem contribuído para uma maior fiscalização com relação às diferenças salariais,  as perspectivas diferenciadas de carreira nas organizações, além do cumprimento dos direitos sociais e trabalhistas.

Também no âmbito da Segurança Pública as mulheres vivenciam cotidianamente o sofrimento de verem seus filhos e companheiros mortos diante do genocídio da juventude negra e masculina em nosso país.  Estão aí as inúmeras chacinas sem apuração e punição dos responsáveis, sobretudo as que acontecem no Estado de São Paulo, bem  como nas grandes capitais deste Brasil.

Mas, mesmo diante de tanta opressão e violência, as mulheres continuam a se fazer escutar e estarem presentes em todas as lutas e nos diversos movimentos sociais do nosso Brasil, e de toda a América Latina: movimento sindical, movimento dos Sem-Terra, dos Trabalhadores Sem-Teto, da Saúde, da educação, ambientalista, Pela Paz etc. etc...

E as trabalhadoras do SUS de todo o país estão presentes nesta luta, não só em defesa dos seus direitos e na manutenção de suas conquistas, mas, principalmente, em torno da defesa do próprio SUS.

Atender da melhor forma possível os usuários em condições precárias de trabalho, como por exemplo, fechamento de leitos, falta de medicamentos, de soro, de higiene, de equipamentos indispensáveis e, principalmente, com a não reposição das perdas inflacionárias, fazem das trabalhadoras da saúde verdadeiras guerreiras em defesa do SUS.

Não por acaso os setores da saúde e da educação são os mais atingidos pelos cortes do Governo do Estado de São Paulo, afinal, a maioria dos que trabalham nestas áreas é mulher. O Governo do Estado não apenas empobrece a vida dos seus trabalhadores e trabalhadoras, mas, principalmente, reforça o preconceito contra o trabalho das mulheres ao arrochar os seus salários, além de introduzir de forma intensiva os métodos de produtividade e gestão típicos do setor privado, que intensificam o trabalho sem se importar com a qualidade e a humanização do atendimento na saúde.

Mesmo assim, as trabalhadoras da Saúde estão presente majoritariamente em nossas assembléias, nos conselhos estaduais de Delegados Sindicais de Base, na direção do sindicato, nos cursos de formação, e, diga-se de passagem em lugares cada vez mais estratégicos e de poder.

Por tudo isto é que, mais do que prestar homenagens, o sindicato conclama todas as mulheres aposentadas ou não a participarem cada vez mais da ação e da luta sindical e, no momento atual, da nossa Campanha Salarial 2016, afinal, a cada corte orçamentário o Governador diminui as condições de vida de todas as mulheres do nosso Estado.

Mulheres lutadoras, sem medo de se organizar e conquistar mais e melhores condições  de vida e de trabalho.

Por fim, a nossa homenagem à companheira  FRANCISCA DAS CHAGAS SILVA,  liderança camponesa do Maranhão, brutalmente assassinada em 3 de fevereiro de 2016! PRESENTE, FRANCISCA!

Também homenageamos a companheira BERTA CÁRCERES, líder indígena ambientalista em Honduras,  brutalmente assassinada neste país, neste sábado,  05/03/16.  PRESENTE, BERTA CÁRCERES!

BASTA AO FEMINICÍDIO !!!

VIVA AS MULHERES DE TODO O MUNDO !

VIVA O 08/03/2016 !!!

VIVA A LUTA E AS CONQUISTAS DAS MULHERES EM TODO O PLANETA !!!!
    JUNTAS SOMOS FORTES !!!!!

JUNTAS FORTALECEMOS A SOLIDARIEDADE E A ORGANIZAÇÃO ENTRE  TODAS E TODOS NÓS !!!!

Secretaria das Mulheres do Sindsaúde-SP