Trabalhadores da Saúde marcam paralisação para 10 e 11 de novembro
    Autor: SINDSAÚDE-SP
    17/10/2003

NO SEGUNDO DIA, VAMOS DECIDIR SE ENTRAMOS EM GREVE POR TEMPO INDETERMINADO

Na Assembléia Geral realizada na manhã desta sexta-feira, os servidores estaduais da Saúde decidiram fazer uma paralisação de 48 horas a partir do dia 10 de novembro.

No dia 11, será realizada também uma manifestação na Avenida Paulista. Uma greve por tempo indeterminado pode ser decretada, já que os representantes dos trabalhadores vão discutir o tema durante a manifestação.

Em setembro, os servidores estaduais da Saúde fizeram greve de 11 dias. Durante esse período, o TRT-SP julgou a greve não-abusiva e ainda determinou que o governo concedesse 18,55% de reajuste salarial. Essa decisão valeria apenas para os celetistas, que representam 30% da categoria. O governo recorreu da sentença, e o caso aguarda solução no TST.

Também naquela ocasião, a Secretaria da Saúde e a Casa Civil assinaram um compromisso com os trabalhadores, que inclui a abertura de negociações em torno da concessão de reajustes e da incorporação das gratificações ao salário-base. Embora as audiências com o Sindicato estejam ocorrendo, o governo não apresentou resultados concretos até agora.

Os trabalhadores estaduais da Saúde não recebem qualquer tipo de reajuste desde agosto de 2001, quando foi implementada uma gratificação de R$ 80. Os tíquetes-refeição valem R$ 4 desde o ano 2000. Além disso, recentemente foi instituída a cobrança de um desconto de 5% sobre os holerites, destinados, segundo o governo, a sustentar a Previdência estadual. E as condições de trabalho e atendimento na rede estadual são péssimas.