Repercussão da greve: HC Ribeirão Preto III
    Autor: SindSaúde-SP
    15/06/2016

Funcionários do HC fazem greve por melhorias

Blog do Galeno Amorim Ribeirão

Já são cerca de 400 trabalhadores parados no Hospital das Clínicas por reajustes e contra terceirizações. Segundo as categorias, governo estadual não dá resposta para reivindicações enviadas em março

"Todo dia 1° de março enviamos nossas reivindicações de reposição salarial para o governador Geraldo Alckmin. E, como todo ano, não tivemos resposta", diz Edson Carlos, funcionário do Hospital das Clínicas em Ribeirão Preto, para explicar por que cerca de 400 trabalhadores cruzam os braços na unidade. Os atendimentos das unidades têm sido mais lentos e os funcionários da saúde estão avisando aos pacientes no ambulatório os problemas que têm enfrentado. Uma das queixas é que pacientes que pagam consulta, por meio de planos de saúde, recebem atendimento antes dos pacientes do SUS, o que ajuda a enfraquecer o serviço público.

Além da falta de material no hospital, funcionários pedem reposição de 29% de perda salarial e 12% de reajuste, além do aumento no vale-refeição, que é de 8 reais, e melhora na política de prêmios de incentivo. Sem nem mesmo uma contraproposta, a greve estadual foi iniciada, na última quinta-feira (9/6), e chegou à unidade do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, na última sexta (10/6).

Há uma reunião marcada entre representantes de funcionários e Secretaria da Saúde no dia 20 de junho. Os trabalhadores entendem que, como a Assembleia Legislativa, responsável por aprovar os aumentos, entra de férias em seguida, a data seja "uma tática para enrolar os grevistas", diz Edson.

"A política estadual funciona assim: precarizar o serviço público, para depois privatizar, o que não garante que o serviço melhora. Não podemos permitir isso", finaliza Edson.