Laudos e pareceres para aposentadoria especial
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    Laudos e pareceres para aposentadoria especial
    Autor: Aparecido Inácio e Pereira
    23/06/2016

    Crédito Imagem:

    O SindSaúde-SP, por meio da Secretaria de Assuntos Jurídicos, elaborou um parecer sobre o decreto que trata dos laudos e pareceres para aposentadoria especial, publicado no Diário Oficial do Estado, de 18/06/16.

    Confira abaixo o decreto e o parecer jurídico do SindSaúde.

    DECRETO Nº 62.030, DE 17 DE JUNHO DE 2016

    Dispõe sobre a elaboração de laudos e pareceres técnicos para fim de apreciação de pedido de aposentadoria especial de que trata o artigo 40, § 4º, inciso III da Constituição Federal e no artigo 126, § 4º, item 3 da Constituição Estadual, altera dispositivos que especifica do Decreto nº 51.782, de 27 de abril de 2007, e dá providências correlatas GERALDO ALCKMIN, Governador do Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais,

    Decreta:

    Artigo 1º - A elaboração de laudo destinado à avaliação, identificação e classificação das unidades e das atividades insalubres para fim de aposentadoria especial prevista no artigo 40, § 4º, inciso III da Constituição Federal e no artigo 126, § 4º, item 3 da Constituição Estadual poderá ser atribuída a terceiro, pelos órgãos de recursos humanos da Administração Direta e das Autarquias, mediante contratação celebrada nos termos da Lei federal nº 8.666, de 21 de junho de 1993, e alterações posteriores.

    § 1º - O laudo a que se refere o “caput” deste artigo deverá ser expedido por perito médico do trabalho ou engenheiro de segurança do trabalho.

    § 2º - Aplica-se à expedição do laudo de que trata este artigo o disposto no “caput” do artigo 2º do Decreto nº 51.782, de 27 de abril de 2007, e respectivo parágrafo primeiro, com a nova redação dada pelo inciso II do artigo 2º deste decreto.

    § 3º - Recebido o laudo técnico pelo órgão de recursos humanos, a conclusão do perito será anotada no prontuário do servidor.

    § 4º - À vista de laudo conclusivo para a identificação e classificação da unidade ou atividade insalubre, caberá à autoridade competente do órgão de recursos humanos verificar o preenchimento dos requisitos de tempo de exposição e permanência ininterrupta sob tais condições.

    Artigo 2º - Os dispositivos adiante enumerados do Decreto nº 51.782, de 27 de abril de 2007, passam a vigorar com a seguinte redação:

    I - o artigo 1º:

    “Artigo 1º - Além das atribuições previstas no artigo 2º do Decreto nº 30.559, de 3 de outubro de 1989, ao Departamento de Perícias Médicas do Estado - DPME, da Secretaria de Planejamento e Gestão, compete proceder, no âmbito da Administração Direta e Autárquica do Estado, à avaliação, à identificação e à classificação das unidades e das atividades insalubres para fim de concessão do adicional de insalubridade a que se refere a Lei Complementar nº 432, de 18 de dezembro de 1985, e alterações posteriores.

    Parágrafo único - As competências previstas no “caput” deste artigo não constituem óbice à emissão por terceiros de laudos e pareceres técnicos para fim de apreciação de pedido de aposentadoria especial de trata o artigo 40, § 4º, inciso III da Constituição Federal.”; (NR)

    II - o artigo 2º:

    “Artigo 2º - Para fins do disposto no “caput” do artigo 1º deste decreto, o Departamento de Perícias Médicas do Estado - DPME expedirá laudos técnicos com base nas Normas Técnicas Regulamentares - NTR a serem baixadas mediante resolução do Secretário de Planejamento e Gestão.

    § 1º - Até a data da publicação das Normas Técnicas Regulamentares - NTR de que trata o “caput” deste artigo, o Departamento de Perícias Médicas do Estado - DPME expedirá laudos técnicos com base nas Normas Técnicas Regulamentares - NTR 33 e 37, baixadas pelo Secretário do Emprego e Relações do Trabalho, na legislação federal, nos trabalhos técnicos pertinentes e na literatura especializada.

    § 2º - Uma via dos laudos técnicos de que trata este artigo será encaminhada às Secretarias de Estado e Autarquias interessadas, após a ratificação pelo Diretor do Departamento de Perícias Médicas do Estado - DPME.

    § 3º - O Departamento de Perícias Médicas do Estado – DPME poderá recorrer a outros órgãos médicos estaduais, ou entidades oficiais que mantenham convênio com a Administração Direta ou Autárquica do Estado, para consecução das atribuições de que trata o “caput” deste artigo.”. (NR)

    Artigo 3º - Este decreto entra em vigor na data de sua publicação.

    Palácio dos Bandeirantes, 17 de junho de 2016

    GERALDO ALCKMIN

    José Luiz Ribeiro

    Secretário do Emprego e Relações do Trabalho

    Marcos Antonio Monteiro

    Secretário de Planejamento e Gestão

    Samuel Moreira da Silva Junior

    Secretário-Chefe da Casa Civil

    Saulo de Castro Abreu Filho

    Secretário de Governo

    Publicado na Secretaria de Governo, aos 17 de junho de 2016.

     

    Parecer do Jurídico do SindSaúde-SP

    Trata-se de consulta referente ao Decreto nº 62.030, de 17 de junho de 2016, publicado em 18/06/2016 (DOE - Nº 112 - seção 1 - p.1), no qual “Dispõe sobre a elaboração de laudos e pareceres técnicos para fim de apreciação de pedido de aposentadoria especial de que trata o artigo 40, § 4º, inciso III da Constituição Federal e no artigo 126, § 4º, item 3 da Constituição Estadual, altera dispositivos que especifica do Decreto nº 51.782, de 27 de abril de 2007, e dá providências correlatas”.

    O Decreto nº 62.030/2016 altera o Decreto nº 51.782, de 27 de abril de 2007 o qual “Incumbe o Departamento de Perícias Médicas do Estado de proceder à avaliação, à identificação e à classificação das unidades e das atividades insalubres”.

    O decreto de 2016 autoriza que o Governo Estadual (Administração Direta e Autarquias) repasse a terceiro, por meio de licitação, a elaboração de laudo destinado à avaliação, identificação e classificação das unidades e das atividades insalubres para fim de aposentadoria especial (artigo 1º, caput, do Decreto nº 62.030/2016 e nova redação ao artigo 1º, Parágrafo Único, do Decreto nº 51.782/2007).

    Houve acréscimo de nova redação do § 3º do artigo 2º do Decreto nº 51.782/2007 no qual permite que o Departamento de Perícias Médicas do Estado (DPME) recorra a outras entidades oficiais para elaborar Normas Técnicas Regulamentares próprias, isto é, do Estado de São Paulo, a serem emitidas em resolução pelo Secretário de Planejamento e Gestão.

    No mais, a normativa trouxe o que já constava no decreto de 2007, atualizando que o DPME é vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão e não mais à Secretaria da Saúde.

    Aparecido Inácio e Pereira Advogados Associados

     










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