Campanha Salarial: próxima assembleia, 28/06
    Autor: SindSaúde-SP
    24/06/2016

Os trabalhadores da Saúde no estado de São Paulo, em Campanha Salarial, realizarão ASSEMBLEIA GERAL dia 28 de junho, 10h, na Quadra dos Bancários, rua Tabatinguera, 192 (Metrô Sé).

Na segunda-feira, 27/06, o Sindicato terá nova reunião na Secretaria da Saúde.

A greve, iniciada no 30 de maio, para pressionar o governo do estado a abrir negociação com o SindSaúde-SP deu resultado. No dia 20 de junho o secretário da Saúde David Uip se reuniu com o Sindicato.

Embora não apresentasse uma contraproposta concreta, abriu o diálogo. Informou que o governador não aceitou negociar os 41,67% ou um vale refeição de R$ 34,19. No entanto se dispôs a construir uma proposta com o Sindicato de reajuste em torno de 12,31%, vale refeição de R$ 16,00 e encaminhar ao governador.

Um ponto da pauta já confirmado é o retorno do DPME e do IAMSPE para a Secretaria da Saúde.

O secretário Uip também se comprometeu a articular no Governo o encaminhamento do projeto do Prêmio de Incentivo sobre 13º salário e férias, parado na Casa Civil, para a Assembleia Legislativa. Embora não seja o projeto construído na Secretaria da Saúde com o SindSaúde-SP, foram incluídos pontos que o Sindicato desaprova, haverá espaço para a mobilização dos trabalhadores junto aos deputados para inclusão de emendas favoráveis a categoria.

O secretário da Saúde, por sua vez, pediu o fim da greve para continuar o processo negocial e nova reunião no dia 27 de junho.

Essas propostas foram apresentadas na assembleia geral, de 23/06. Os trabalhadores avaliaram os avanços da greve e as propostas em negociação. Decidiram pela continuidade da negociação, permanência do estado de greve, aguardando o resultado da próxima reunião com a Secretaria da Saúde e nova assembleia no dia seguinte, 28 de junho. Nas unidades em greve, os trabalhadores realizarão assembleia em todos os turnos para avaliar a greve e o processo negocial. Nas unidades mobilizadas, as assembleias devem avaliar o processo negocial e caso não saia proposta concreta do governo estarem organizadas para a greve.

Pauta de Reivindicações

1. Cumprimento da data base - março

Aprovada por lei em 2006 (Lei 12.391, de 23/05/06) e em vigor desde 2007, nunca foi cumprida pelo governo do estado.

2. Reposição das perdas salariais de 29,36%

Perdas de 2011 a 2015 conforme Índice do Custo de Vida do Dieese 29,36%.

3. Reajuste linear de 12,31%

a. Inflação de março de 2015 a fevereiro de 2016, conforme o ICV Dieese;

b. Aumento real de 2%, levando em conta as dificuldades financeiras do Estado.

4. Reajuste do valor do vale refeição para R$ 34,19

Os levantamentos periódicos do custo das refeições fora de casa comprovam a defasagem do auxílio-alimentação de R$ 8,00 pagos pelo governador para os trabalhadores da saúde. Os R$ 34,19 reivindicados é a média dos preços praticados no estado. Os funcionários da Assembleia Legislativa de São Paulo, por exemplo, recebem um vale de R$ 41,24 desde 1º de março.

5. Duplo vínculo

Pagamento de todos os benefícios para cada vínculo de trabalho, tendo em vista que cada vínculo caracteriza um contrato de trabalho diferente, com todos os direitos do cargo.

6. Reajuste do valor do prêmio de incentivo

De forma igual para toda a categoria, inclusive os aposentados, reduzindo as distorções nos valores que desvirtuaram a proposta inicial de, com recursos do SUS, incrementar e aprimorar os serviços prestados, o que não se consegue individualmente, mas pelo esforço de uma equipe.

7. Reajuste da UBV

A Unidade Básica de Valor (UBV), que é base de cálculo de gratificações e outras vantagens pecuniárias, congelada desde sua aprovação em 2008 no valor de R$ 100,00. Se pelo menos fosse corrigida pela inflação do período a UBV valeria hoje R$ 156,00.

8. Dpme e Iamspe

Retorno do DPME (Departamento de Perícias Médicas do Estado) e Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual) da Secretaria de Planejamento para a Secretaria Estadual da Saúde e aumento na Gratificação pelo Desempenho e Apoio à Assistência Médica ao Servidor Público Estadual - GDAMSPE - e na Gratificação pelo Desempenho e Apoio à Atividade Médico Pericial – GDAMP.

9. Projeto do Prêmio de Incentivo

Encaminhamento para a Alesp do projeto de lei complementar que inclui o Prêmio de Incentivo nas férias e 13º salário

Calendário de Luta

26/02 - Assembleia Geral aprova pauta de reivindicações

14/03 - Assembleia Geral aprova paralisação de 48 horas e greve

12 e 13/05 - Paralisação de 48 horas

13/05 - Assembleia Geral reafirma greve

30/05 – Início da Greve

07/06 - Conselho de Delegados Sindicais de Base

17/06 - Comando de Greve

20/06 – Mesa de negociação

23/06 – Assembleia

27/06 – Mesa de negociação

28/06 – Assembleia

ANDREFREITAS 24/06/2016
TODOS OS ANOS É A MESMA COISA, O GOVERNADOR PRIVILEGIA O METRO. CPTM. E NEM SE QUER DEIXA AS MIGALHAS PARA A SAÚDE E EDUCAÇÃO.QUE SÃO A BASE DE UMA SOCIEDADE DEMOCRÁTICA,ELES SÃO HIPÓCRITAS E DEMAGOGOS USANDO SEMPRE PESOS E MEDIDAS DIFERENTES NO TRATO DA COISA PÚBLICA, ELE NÃO ESTÁ FAZENDO FAVOR AOS COLEGAS DA SAÚDE E EDUCAÇÃO. NÓS TEMOS DIREITOS E GOSTARIAMOS DE SERMOS TRATADOS DE FORMA IGUAL, POR QUE ALGUNS SETORES DO FUNCIONALISMO SAO TRATADOS COM TANTA CORDIALIDADE QUE BASTA DIZER QUE VÃO ENTRAR EM GREVE E OS PEDIDOS SÃO PRONTAMENTE ATENDIDOS.E NÓS SOMOS TRATADOS COM BOMBAS E CACHORROS COMO SE FOSSEMOS MARGINAIS( ESTAMOS Á MARDEM DA SOCIEDADE SEM NENHUM VALOR), MUITO ESTRANHO ESSA LÓGICA DO EXECUTIVO. UM BANDO DE HIPOCRITAS.

LucianoBissoli 24/06/2016
Espero que a paralisação em massa resulte em algum resultado, o salário está defasado em relação aos valores de outras secretarias. Todavia a proposta de aumento de 12 % no salário base é uma brincadeira não resultaria nem em R$ 100,00 de ganho efetivo,

dirceuaparecidoalonso 24/06/2016
na minha opinião o vale refeição não pode ser menor devido ao alto custo da alimentação no pais um tikt no valor de 34,19 ainda e pouco diante de funcionários tao importante pra nosso pais.