REPRESENTAÇÃO SINDICAL NO HC-SP
    06/09/2016

Gilson S. Santos
    Diretor Regional do Quarteirão da Saúde - SindSaúde/SP

No momento em que o Hospital das Clínicas vivencia um despertar de consciências, principalmente por parte da enfermagem, que com indignação e coragem saiu à greve para exigir melhor qualidade de vida, os trabalhadores chamados a participar desse movimento grevista, que significa uma oportunidade de reivindicar aumento no salário e vale refeição, e reparar injustiças.
    Nesse contexto, volta à tona com força total a discussão sobre a representação; qual sindicato representa quem no HC como instrumento de mobilização e aglutinação das categorias e de organização das pautas e agendas de luta, de acordo com os objetivos.

Para dar uma ideia mais clara e definitiva acerca da representação sindical no Hospital das Clínicas, e qual a sua importância na vida dos trabalhadores, histórico breve.

Como surgiu o movimento sindical no Hospital das Clínicas?

Até a constituição federal de 1988 os servidores públicos não podiam se sindicalizar, até então era a Associação que fazia a "representação sindical", em 1989 é fundado o Sindicato dos funcionários do Hospital das Clínicas dentro da Associação, a mesma diretoria da Associação seria a do Sindicato, houve o racha e o Sindicato não avançou, anos depois volta o Sindicato dos funcionários do Hospital das Clínicas que nesse "segundo tempo" fica conhecido como "sindicato do Itamar", nesse período aparecem as Fundações Zerbini e Faculdade de Medicina representadas pelo "sindicato do Lião".

Os anos se passaram e em março de 2016 foi publicado no Diário Oficial da União, o cancelamento da "representação" do "sindicato do Itamar".

As Fundações - Até o começo do ano o "Sindicato do Lião" representavam as Fundações (Zerbini e Pró-Sangue), aconteceu que um grupo de funcionários da Pró-Sangue foram até o "sindicato do Lião" e não tiveram a sua reclamação atendida e, por isso procuraram o MPT (Ministério Púlico do Trabalho) que intimou o"Sindicato do Lião" a se manifestar, tendo o mesmo se  manifestado em não ter interesse em representar os funcionários da Pró-Sangue e indicou o SINDSAÚDE como seu representante.

No dia 02 de setembro aconteceu reunião de mediação na Superintendência Regional do Trabalho onde também participou o sindicado patronal SINDHOSFIL, no dia 2 de setembro. A Mesa foi para estabelecer a representatividade do SINDSAÚDE.

Ficando acertado que o SINDSAÚDE REPRESENTA os servidores do Hospital das Clínicas e os trabalhadores das Fundações (FFM, ZERBINI e PRÓ-SANGUE) e outras fundações que vierem a existir.